A cidade de Formosa do Rio Preto, localizada no oeste da Bahia, foi destaque nacional ao registrar temperatura máxima de 37,3 °C no último domingo (15). O calor extremo colocou o município como a quarta cidade mais quente do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com a alta temperatura, centenas de pessoas aproveitaram o domingo, para se refrescar às margens do Rio Preto, que corta a cidade. Ainda assim, partes extremas da região, nas divisas com Tocantins e Goiás, estão sob alerta amarelo do Inmet para chuvas intensas.
Além de Formosa do Rio Preto, outra cidade baiana, Barra, também enfrenta altas temperaturas. Com 36,9 °C, a Barra ficou em sexto lugar no ranking nacional, consolidando o oeste baiano entre as regiões mais quentes do país.
Cidades mais quentes do Brasil no domingo
O ranking nacional foi liderado por Jaguaribe, no Ceará, que registrou impressionantes 38,3 °C. Em seguida, aparecem Seridó e Caicó, ambos no Rio Grande do Norte, com 37,5 °C e 37,3 °C , respectivamente.
Mesmo com temperaturas elevadas, a meteorologista do Inmet, Cláudia Valéria, afirma que o clima está dentro da normalidade para esta época do ano. “Está dentro do padrão do que é o nosso verão, que é o período mais quente do ano. É normal ter temperaturas acima dos 40 °C no Vale do São Francisco e no nordeste baiano”, explicou.
Apesar do registro de 37,3 °C em Formosa do Rio Preto, valores ainda mais altos são esperados durante o verão. Segundo um meteorologista, a sensação térmica pode superar a temperatura registrada em até 1,5 °C, dependendo da umidade do ar e da intensidade dos ventos.
Enquanto o oeste da Bahia enfrenta calor extremo, a capital Salvador apresenta temperaturas mais amenas. Nesta segunda-feira (16), a previsão máxima é de 33 °C, com mínimas variando entre 24 °C e 25 °C ao longo da semana, conforme dados do Inmet.
Pelo menos dois modelos meteorológicos, apontam diferenças nas temperaturas. Enquanto o Inmet prevê 36 °C nesta segunda-feira em Formosa do Rio Preto, no Clima Tempo, não passa de 33 °C.
Leia mais em Portal do Cerrado
Culpa de Neo.
Como um gestor desse deixa a sua cidade ser uma das colocadas nas cidades mais quentes? Onde está o dinheiro da prefeitura? Porque não investiu em ar condicionado para as ruas, ou comprasse mais dias de chuva para formosa?
É um absurdo. Se fosse Bira já teria ar condicionado em cada rua e o inverno voltaria a iniciar como antes.