A beleza de uma fotografia no protesto na Faixa de Gaza comparada com quadro da Revolução Francesa

Portal do Cerrado com informações da Al Jazeera

 

 

Uma imagem feita pelo fotógrafo Mustafa Hassouna, da Agência Anadolu em 22 de outubro, onde um jovem sem camisa segurando uma bandeira da Palestina com uma mão e balançando um espécie de estilingue sobre a cabeça, em Gaza, fez-se comparações com icônica pintura da Revolução Francesa, Liberdade Guiando o Povo em tradução livre.

A foto mostra o palestino A’ed Abu Amro, de 20 anos, sobressaindo em meio a um protesto contra o bloqueio israelense. Ele aparece em nítido contraste com outros manifestantes e repórteres com jaquetas de proteção atrás de si, todos contra um fundo de fumaça preta de pneus em chamas. A imagem foi twittada mais de 5.000 vezes. 

Abu Amro vive no bairro de al-Zaytoun, na cidade de Gaza. Ele protesta todas as sextas e segundas-feiras com amigos. “Fiquei surpreso que essa foto minha se tornou viral”, disse ele à Al Jazeera. “Eu participo de protestos semanalmente, às vezes mais. Eu nem sabia que havia um fotógrafo perto de mim.”

A professora universitária Laleh Khalili,  compartilhou a foto no Twitter na terça-feira, escrevendo: “Santo! que imagem”. 13ª tentativa de quebrar o bloqueio de Gaza por mar “.” Ela seguiu-o com um segundo tweet contendo uma imagem de “La Liberté guidant le peuple” , pintado por  Eugène Delacroix comemorando a Revolução de Julho de 1830, que derrubou o rei Carlos X da França. 

Nessa pintura icônica, uma mulher que simboliza a Liberdade conduz as pessoas por uma barricada e por cadáveres dos mortos, segurando a bandeira tricolor  da Revolução Francesa, que se tornou a bandeira da França. Vários usuários concordaram com a comparação.


 

 

 

 

O quadro de Eugène Delacroix está exposição no Museu do Louvre, em Paris . Foto: Reprodução: Wikipédia

 

 


		
Comentários (0)
Adicionar Comentário