Bahia

Pacientes com câncer passam madrugada em fila para marcação de consultas em hospital da BA; atendimentos são para 2019

Por TV Bahia via g1/Bahia

Pacientes passaram a madrugada em uma fila gigante em frente ao Hospital Aristides Maltez, em Salvador, para tentar marcar uma consulta com mastologista.

A marcação começou na manhã deste sábado (10). Contudo, a maioria dos pacientes chegou no local no início desta sexta-feira (9) – mais de 24h antes -, para garantir uma ficha.

O Hospital Aristides Maltez fica localizado em Salvador e é referência no tratamento de câncer na Bahia. A unidade atende pacientes de Salvador e de cidades da região metropolitana e interior.

De acordo com a assessoria do hospital, o mutirão é para marcar consultas para 2019. No total, serão ofertadas 7.700 mil vagas. Somente quem já paciente da unidade pode marcar a consulta.

Pacientes formaram neste sábado em frente ao Hospital Aristides Maltez — Foto: Divulgação/TV Bahia

Com 65 anos, Isabel Cristina chegou às 21h na fila e passou a madrugada inteira sem poder ir ao banheiro.

“Você passar a noite sentada em um banco não é bom, sem um banheiro para ir, mas fazer o que? A gente precisa da consulta, não tem outro jeito. Está na mão de Deus”, disse Dona Isabel.

Por conta do cansaço, muitos pacientes chegaram a sentar no chão para descansar. Dona Marilda, que descobriu um câncer de mama em 2012, viajou de Valença, baixo sul do estado, para fazer o tratamento.

“Dei uma deitada aqui para descansar as pernas. Não conseguimos dormir, a gente não dorme não, é direto”, disse.

Uma das pacientes que estavam na fila chegou a passar mal por conta do calor. Ela foi socorrida e atendida pela emergência da unidade médica.

De acordo com Zélia, chefe de enfermagem do Hospital Aristides Maltez, todos os pacientes que estão nas filas terão os atendimentos marcados para 2019.

“A marcação hoje foi surpreendente, que praticamente ela foi três vezes maior do que a do ano passado. Isso comprova a deficiência que a gente tem no sistema de saúde fora daqui e a nossa filosofia é não devolver pacientes nenhum e hoje não vai ser diferente. A gente vai esticar o período, o que for necessário, mas seguramente todos os pacientes vão ser marcados para 2019”, explicou.

“A gente vem discutindo com a superintendência e com as diretorias uma forma de melhorar esse processo de atendimento dos pacientes, toda idéia é sempre bem-vinda e eu acredito que mais cedo ou mais tarde vamos chegar em um consenso para que facilite e diminua esse sofrimento que já vem com a doença e o sistema de saúde”, completou.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, e atua com foco no desenvolvimento comunitário e na defesa dos direitos humanos. Com registro profissional 6978/BA, é um entusiasta da política como instrumento de transformação social e acredita no poder da informação para promover mudanças reais na sociedade.

POSTAGENS RECENTES

Passageiro morre esmagado por ônibus que seguia para a Salvador

Um passageiro morreu esmagado entre a lataria e o pneu traseiro de um ônibus interestadual…

% dias atrás

Veja dezenas sorteadas da Mega-Sena 2929 neste sábado

O concurso 2.929 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (18), em São Paulo.…

% dias atrás

Sobe para 17 o número de mortos em acidente com ônibus com baianos em Pernambuco

Sobe para 17 o número de mortos em acidente com ônibus com baianos na BR-423…

% dias atrás

Escalação do Bahia contra o Grêmio: veja time provável, dúvidas e desfalques

Esporte Clube Bahia enfrenta o Grêmio da Arena Fonte Nova, neste domingo, 19 de outubro…

% dias atrás

Suspeito de homicídio de Ana Júlia em Barreiras é preso em São Paulo

Um suspeito do homicídio contra a adolescente Ana Júlia Jacob, em Barreiras, na Bahia, foi…

% dias atrás

Polícia confirma 15 mortos em acidente com ônibus que voltava para a Bahia

Autoridades confirmam 15 morte em acidente com ônibus de turismo na BR-423 em Pernambuco; vítimas…

% dias atrás

This website uses cookies.