Banco Central implementa pagamento de boletos via Pix para mais agilidade e segurança - Foto: Agência Brasil
A partir desta segunda-feira (3), entra em vigor a nova resolução do Banco Central (BC), que autoriza o pagamento de boletos via Pix e cria uma modalidade inédita de cobrança chamada “boleto dinâmico”.
Com a nova regulamentação, os boletos podem ser quitados por meio de um QR Code inserido diretamente no documento. Dessa forma, o Banco Central destaca que o Pix agrega mais agilidade, conveniência e ampla aceitação ao uso do boleto bancário, um dos meios de pagamento mais tradicionais no Brasil.
A medida, anunciada em dezembro de 2023, passou por testes em algumas instituições financeiras antes da regulamentação e ganhou o apelido de “Bolepix”.
Além da integração entre boleto e Pix, o Banco Central também lançou o chamado “boleto dinâmico”. Essa modalidade facilita o pagamento de cobranças vinculadas a determinados títulos financeiros, como duplicatas escriturais e recebíveis imobiliários.
A inovação permite alterar a instituição destinatária e o beneficiário do pagamento, garantindo que os recursos cheguem automaticamente ao credor. O boleto dinâmico é emitido de forma digital por sistemas autorizados pelo Banco Central, tornando as transações mais seguras.
O BC enfatiza que a mudança representa um grande avanço na modernização do sistema financeiro brasileiro. Acima de tudo, beneficia pequenas e médias empresas, que dependem dessas operações para manter sua saúde financeira.
Os detalhes sobre quais ativos financeiros poderão ser incluídos na categoria de boleto dinâmico ainda serão definidos por meio de uma instrução normativa. Inicialmente, a novidade se aplica apenas a duplicatas escriturais e recebíveis imobiliários.
O Banco Central informa que o boleto dinâmico entra em operação em até seis meses, dependendo da aprovação de pelo menos um dos sistemas de escrituração ou registro que darão suporte digital aos títulos financeiros. No entanto, esses sistemas ainda estão em fase de implementação.
A inovação pode transformar o cenário de pagamentos no Brasil. Como resultado, as transações se tornarão mais ágeis e seguras para empresas e consumidores.
“A criação do boleto dinâmico representa, portanto, enorme avanço no sentido de modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de uma ampla gama de empresas integrantes da economia real, principalmente as de pequeno e médio porte”, disse o BC.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
A Semana Santa é, sem dúvidas, um dos períodos mais simbólicos para os cristãos. Ela…
Vigilante identificado como Alef Moura de Araújo é morto a tiros durante trabalho no Colégio…
Três policiais morreram em um grave acidente com viatura da PRF (Polícia Rodoviária Federal) durante…
Emanuel, de 1 ano e 4 meses, morreu após choque elétrico em Angical (BA). Tragédia…
O sorteio da Quina 6709, realizado nesta quarta-feira (17), no Espaço da Sorte, em São…
A treta entre Bella Campos e Cauã Reymond teria explodido de vez nos bastidores da…
This website uses cookies.