Um vídeo publicado pelo Papa Francisco ressaltando a importância dos juízes serem isentos durante processos, diversos internautas interpretaram a mensagem de Bergoglio como uma indireta aos integrantes da Lava Jata em especial ao juiz Sérgio Moro.
No vídeo, o pontífice diz que os magistrados tem papel fundamental para se combater injustiças e, para isso, devem ser “isentos de favoritismos e das pressões que possam contaminar as decisões que devem tomar”.
Durante a mensagem lida pela Vossa Santidade, imagens mostram uma encenação de uma audiência em que as partes mostram diferentes imóveis: de um lado um prédio em um resort; do outro, uma casa simples.
“Os juízes devem seguir o exemplo de Jesus, que nunca negocia a verdade. Rezemos para que todos aqueles que administram a justiça operem com integridade e para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra”, completa a mensagem.
No entanto, as intenções de orações do Papa são divulgadas em janeiro de cada ano. Coincidentemente, o mês de julho foi dedicado para aqueles que administram a justiça operem com integridade e para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra.