Brasil

Participação política do cidadão vai além do exercício do voto

A Constituição Federal estabelece que o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio de representantes eleitos. Sendo titular do poder, o cidadão não exerce participação política apenas por meio do voto, em eleições realizadas a cada dois anos. A manifestação do poder pode também se dá por referendo, plebiscito e iniciativa na criação de leis. Além disso, uma vez eleitos, os candidatos devem ter sua atuação fiscalizada pela sociedade.

Nas Eleições 2020, o povo elegeu prefeitos e vereadores que exercerão mandatos pelos próximos quatro anos. Cabe agora aos eleitores verificarem se os projetos políticos e propostas de campanha serão realmente cumpridos pelos candidatos vitoriosos nas urnas.

Para fiscalizar a atuação dos eleitos, o cidadão pode participar de audiências públicas, acompanhar a discussão e votação de projetos de lei nas Casas legislativas e, no caso dos prefeitos, pode verificar se o dinheiro público está sendo devidamente empregado. Com a tecnologia hoje existente, é possível conferir na internet, em páginas dos órgãos públicos, os gastos efetuados pelas autoridades públicos e o destino que é dado aos recursos.

Além da consulta a sites de transparência, o cidadão que souber de indícios e práticas irregulares feitas pelos gestores públicos pode encaminhar essa notícia ao Ministério Público (MP), órgão incumbido constitucionalmente de velar pela correta aplicação da lei. O MP, representando os interesses da coletividade, pode formular denúncias e representações, inclusive ao Tribunal de Contas, mencionando possível mau uso dos recursos públicos.

Portanto, a participação política do cidadão não se esgota no ato de votar. Em nome da soberania popular, os cidadãos devem fiscalizar a conduta dos eleitos, que representam os interesses e as aspirações do povo, nos poderes executivo e legislativo.

Agência CNJ de Notícia | Fonte TRE São Paulo

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES

5 coisas que são proibidas na Semana Santa, segundo a Igreja

A Semana Santa é, sem dúvidas, um dos períodos mais simbólicos para os cristãos. Ela…

% dias atrás

Vigilante é morto a tiros em frente a colégio no Oeste da Bahia

Vigilante identificado como Alef Moura de Araújo é morto a tiros durante trabalho no Colégio…

% dias atrás

Acidente com viatura da PRF mata três policiais no Rio

Três policiais morreram em um grave acidente com viatura da PRF (Polícia Rodoviária Federal) durante…

% dias atrás

Bebê morre eletrocutado ao abraçar mãe em Angical após choque

Emanuel, de 1 ano e 4 meses, morreu após choque elétrico em Angical (BA). Tragédia…

% dias atrás

Quina 6709 acumula e prêmio chega a R$ 3,7 milhões

O sorteio da Quina 6709, realizado nesta quarta-feira (17), no Espaço da Sorte, em São…

% dias atrás

Treta entre Bella Campos e Cauã Reymond trava gravações na Globo

A treta entre Bella Campos e Cauã Reymond teria explodido de vez nos bastidores da…

% dias atrás

This website uses cookies.