Pedro Lucas é o novo Ministro das Comunicações do Governo Lula - Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
O novo ministro das Comunicações do governo Lula será Pedro Lucas Fernandes, ex-deputado federal pelo União Brasil do Maranhão. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (10), pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. A decisão vem após a saída de Juscelino Filho, que deixou o cargo após a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção passiva e outros crimes ligados ao desvio de emendas parlamentares.
Pedro Lucas, que liderou o União Brasil na Câmara dos Deputados, é considerado um nome de confiança dentro da ala governista do partido. A princípio, sua nomeação fortalece a aliança entre o Palácio do Planalto e a legenda. O próprio presidente Lula confirmou o nome de Pedro Lucas após reunião com o ministro Rui Costa (Casa Civil), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e lideranças do partido.
Durante uma visita oficial a Honduras, Lula havia adiantado que Pedro Lucas era sua primeira opção para o cargo. “O União Brasil tem o direito de me indicar um sucessor para Juscelino, que é do partido. Já tenho um nome, conheço o Pedro Lucas. Amanhã converso com o União Brasil e, se for o caso, discutimos a nomeação dele”, afirmou o presidente.
De acordo com o Bahia Notícias, Pedro Lucas pediu para assumir o ministério após a Páscoa, tempo que deve usar para resolver questões pessoais e encerrar seu mandato como deputado. Enquanto isso, quem responde interinamente pela pasta é a secretária-executiva, Sônia Faustino Mendes.
Gleisi Hoffmann destacou que a escolha reflete um acordo político:
“O presidente aceitou o nome do Pedro Lucas, que também foi convidado diretamente. Ele só pediu esse tempo para organizar os detalhes da transição”,
afirmou a ministra.
Além disso, Pedro Lucas tem experiência administrativa. Ele foi presidente da Agência Executiva Metropolitana durante o governo Flávio Dino no Maranhão, o que reforça seu perfil técnico e político para o novo cargo.
A nomeação de Pedro Lucas acontece após a exoneração de Juscelino Filho, que pediu para deixar o cargo na terça-feira (8). No mesmo dia, ele reassumiu seu mandato na Câmara dos Deputados. A vaga de deputado estava ocupada por Ivan Júnior (União Brasil-MA).
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, registra três acidentes em menos de 24…
Prefeitura de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, publica edital de Processo Seletivo…
Tentativa de homicídio deixa criança 2 anos em estado grave no distrito de Cariparé em…
Lula lidera em nova pesquisa Quaest para as eleições de 2026, mas maioria quer nova…
Esporte Clube Bahia perdeu posição no Campeonato Brasileiro de Futebol, após Vitória do Mirassol sobre…
Henrique Fogaça: teto de restaurante desaba e deixa uma pessoa morta em São Paulo
This website uses cookies.