Brasil

Pela terceira vez Fome é tema da Campanha da Fraternidade

Em meio a tantas incertezas e adversidades, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil decidiu que a fome seria novamente o tema da Campanha da Fraternidade em 2023. Uma escolha que reflete a urgência do problema e que busca sensibilizar a sociedade para a necessidade de ações efetivas contra a falta de alimentos.

Pela terceira vez desde 1964, quando foi lançada a Campanha da Fraternidade, que a igreja volta ao tema da fome no Brasil. (leia mais aqui). Infelizmente, a fome ainda é uma realidade para milhões de brasileiros. São pessoas que, todos os dias, lutam para colocar comida na mesa, no entanto, se veem impedidas pela falta de oportunidade.

Mas a escolha da fome como tema da Campanha da Fraternidade é também um gesto de solidariedade e empatia com aqueles que mais sofrem. É uma oportunidade de unir forças em prol de uma causa nobre, que transcende as diferenças e une as pessoas em torno de um objetivo comum.

Na Quaresma, tempo de reflexão, as paróquias e dioceses de todo o país, promoverão uma série de atividades sobre a importância do combate à fome. O lema da campanha, “Dai-lhes vós mesmos de comer!” extraído do evangelho de Matheus.

No lançamento da campanha, o papa Francisco enviou um vídeo, expressando o desejo de que a reflexão sobre o tema da fome entre os católicos no tempo da Quaresma seja “uma atitude constante de todos que nos comprometem com Cristo, presente em todo aquele que passa fome”.

Reflexão

A Campanha da Fraternidade é uma oportunidade de reflexão e mobilização para as comunidades religiosas e para toda a sociedade. É um momento de diálogo e união em torno de uma causa que diz respeito a todos nós: a erradicação da fome e da pobreza. Que essa campanha possa inspirar a todos a agir com generosidade e solidariedade, ajudando a construir um mundo mais justo e fraterno.

No dia 2 de abril, na celebração do Domingo de Ramos, a igreja realiza a Coleta Nacional da Solidariedade. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade, gerido pela CNBB, responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro.

A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade, conforme a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES

Homem sofre intoxicação após beber suposta água mineral

Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP

% dias atrás

Deputado Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia

Deputado Estadual Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia

% dias atrás

Acidente na Serra da Mangabeira deixa mulher morta na Bahia

Acidente na BR-242, na altura da Serra da Mangabeira, em Oliveira dos Brejinhos, na Bahia,…

% dias atrás

Empresa de Formosa do Rio Preto financia curso para mulheres em Salvador

Bom Amigo Doalnara Agropecuária, sediada em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, vai…

% dias atrás

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

% dias atrás

PF aborda deputado Dal Barreto em aeroporto de Salvador e apreende celular

Polícia Federal aborda o deputado Dal Barreto (União Brasil) no aeroporto de Salvador, na Bahia…

% dias atrás

This website uses cookies.