Pelo segundo dia seguido, o município de Formosa do Rio Preto, registrou a a maior temperatura da Bahia. Os dados são de terça-feira (22). Segundo o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia o município registrou 39,7º C, maior que no dia anterior (21), quando foi registrado 39,6º C. O país passa por uma onda de calor extremo. (veja abaixo)
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Já Ibotirama, também na mesma região da Bahia, teve a menor umidade relativa do ar, com 18%. Seguida por Santa Rita de Cássia (20%), Barreiras (21%), Buritirama (22%) e Formosa do Rio Preto, com 23%. A umidade é a quantidade de vapor de água na atmosfera. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é entre 50%-60%.
Para esta quarta-feira (23), as temperaturas continuam com previsão de alta para o Norte, Nordeste e Sudeste do País. Em Formosa do Rio Preto e toda a região Oeste da Bahia, a tendência é de calor acima dos 39º C.
Também nesta quarta, boa parte do Brasil amanheceu sob aviso de perigo pelo Inmet, devido a baixa umidade relativa do ar, com previsão de temperatura 5ºC acima da média por período de 02 até 03 dias para toda a região Oeste da Bahia, boa parte do Piauí e partes de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Por volta das 10h00, o Inmet emitiu um novo alerta para a baixa umidade, variando entre 20 e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O aviso tem validade até às 21h.