Pesquisa aponta que consumidor já conhece o metaverso

Uma pesquisa da consultoria americana McKinsey divulgada em 13 de junho de 2022 mostrou que as gerações Z, millennials e X tem o objetivo de passar de quatro a cinco horas dentro do metaverso. A pesquisa foi realizada com 1.000 consumidores entre 13 e 70 anos.

O estudo mostra que a ideia de desconhecimento do metaverso pela ampla maioria das pessoas é mito. Na pesquisa foi perguntado aos entrevistados o conceito de metaverso. Não houve um consenso em somente uma resposta, mas a ampla maioria classificou o universo virtual como “a internet do futuro”, sendo que 55% dos entrevistados já ouviram falar de plataformas de metaverso já existentes, como Roblox, Minecraft, Fortnite ou Decentraland.

O envolvimento atual com o metaverso vai além do simples conhecimento. A pesquisa indicou que 30% dos ouvidos são jogadores destas plataformas gamers citadas. E o universo está longe do desconhecimento, já que quarenta e sete por cento descreveram o metaverso com clareza vibrante, usando termos como “imersiva”, “interativa” ou “rede em escala”.

Para Edson Souto, especialista em criar espaços de metaverso, a inserção do ambiente virtual na vida das pessoas é um movimento natural do desenvolvimento das tecnologias. “A prova de que o metaverso é sim uma realidade são os investimentos altíssimos que estão sendo realizados pelo Facebook, que inclusive se passou a chamar ‘Meta’ e pela Microsoft com a Mesh, voltada para conferências virtuais por meio do Teams. Esse conhecimento e intenção dos consumidores em estar no metaverso não me surpreende”, destaca o especialista.

Sobre o ceticismo ainda enfrentado pelo metaverso por parte de alguns setores do mercado, Souto diz que esse pensamento surge sempre quando há uma inovação de grande impacto na vida das pessoas. “Foi a mesma coisa nos anos 80 e 90 quando começou um desenvolvimento maior e popularização da internet. Muitos diziam que era uma coisa muito complexa, que estaria disponível somente aos envolvidos com alta tecnologia e etc. Hoje a internet está em tudo. Se tornou algo natural e indispensável. A mesma coisa acontecerá com o Metaverso”, prevê.

O metaverso é a integração do mundo real com o virtual. No ambiente do metaverso, uma pessoa poderá fazer compras, trabalhar, se divertir, interagir com amigos e outras coisas mais utilizando a realidade virtual, mas com o significado real das ações.

Um exemplo concreto de como funciona o metaverso foi o show realizado pela cantora pop Ariana Grande realizado em 6 de agosto deste ano exclusivamente dentro da plataforma do jogo Fortnite, que foi acompanhado por mais de 1 milhão de pessoas.