Agência Brasil | A Operação Gameleira foi deflagrada Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (17), visa prender um grupo responsável pela prática de garimpo ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada. Os envolvidos atuam em conjunto com diversos garimpeiros locais e estrangeiros na região de Jaguarari, Campo Formoso e Oliveira dos Brejinhos, no estado da Bahia.
Contudo, ainda não há informações sobre prisões até a última atualização desta reportagem.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Os policiais federais apuraram que os donos de uma fazenda em Jaguarari, onde vários pontos de garimpo funcionavam, organizavam e permitiam a extração de quartzo verde sem qualquer licença ambiental ou autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM). Conforme a Polícia Federal, o mineral extraído usava o porto de Salvador exportado para a China, através do porto de Salvador, em contêineres.
Mineração ilegal
Desde as primeiras horas da manhã de hoje, mais de 70 policiais federais cumprem mandados de prisão preventiva. Também são cumpridos mandado de prisão internacional e mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Campo Formoso, Jaguarari, na Bahia; e Petrolina, em Pernambuco. Assim como também em Oliveira dos Brejinhos, no Oeste da Bahia.
Segundo a PF, os investigados responderão pelos crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União. E também porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada, cujas penas, somadas, ultrapassam 15 anos de prisão