A Polícia Federal prendeu uma pessoa em Salvador, capital da Bahia, na manhã desta segunda-feira (8), durante a operação da Polícia Federal, que cumpriu mandados contra suspeitos de financiar e fomentar os atos golpistas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, há exatamente um ano, em 8 de janeiro de 2023.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Segundo a CNN, o alvo do mandado de prisão preventiva cumprido na Bahia, está sendo investigado como depredador e financiador, pois, segundo as investigações, pagou um ônibus que saiu da Bahia para Brasília um dia antes dos atos de vandalismo.
Além da prisão, a PF cumpriu dois mandados de busca a apreensão. Um na capital baiana e outro em uma cidade que fica na região de Barreiras, no oeste do estado, conforme o g1. Ainda assim, a reportagem não divulga o nome da cidade.
Conforme nota da PF, ao todo, a operação visava cumprir 47 ordens judiciais: (46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva). A Polícia Federal não divulgou os nomes dos envolvidos.
Além da Bahia, as ações são cumpridas no Distrito Federal, no Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina.
A Justiça determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado. Além disso, de dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.