Bahia

PF deflagra Operação Sharper contra fraudes bancárias na Bahia

A Polícia Federal (PF) iniciou, na manhã desta quarta-feira (29/1), a Operação Sharper para cumprir mandados judiciais contra um grupo suspeito de fraudar a Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias, na Bahia e Sergipe. As investigações apontam um esquema de abertura de contas com documentos falsificados para obtenção de empréstimos fraudulentos.

Com apoio da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção a Fraude (CEFRA) da Caixa, a PF identificou a criação de oito contas bancárias fraudulentas em agências localizadas em Feira de Santana (BA), Amélia Rodrigues (BA), Riachão do Jacuípe (BA) e Aracaju (SE). O objetivo era desviar recursos por meio de empréstimos ilegais.

De acordo com a PF, a investigação revelou que o esquema já causou um prejuízo superior a R$ 240 mil às instituições financeiras envolvidas. A PF rastreou o destino dos valores e identificou parte dos beneficiados pelas fraudes.

Mandados de prisão e busca em dois estados

Durante a operação, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão nas seguintes localidades:

  • Feira de Santana (BA) – cinco mandados
  • Santo Antônio de Jesus (BA) – um mandado
  • Itaporanga D’Ajuda (SE) – um mandado

As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Feira de Santana (BA).

Técnica de falsificação sofisticada

O nome da operação, Sharper, faz referência à habilidade dos fraudadores em manipular documentos biométricos. O grupo alterava carteiras de identidade, mantendo os dados reais no verso, mas substituindo fotografia e impressão digital por aquelas dos criminosos, permitindo a abertura de contas bancárias falsas.

Os envolvidos responderão pelos crimes de associação criminosa e estelionato, podendo enfrentar penas severas conforme a legislação vigente.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

5 coisas que são proibidas na Semana Santa, segundo a Igreja

A Semana Santa é, sem dúvidas, um dos períodos mais simbólicos para os cristãos. Ela…

% dias atrás

Vigilante é morto a tiros em frente a colégio no Oeste da Bahia

Vigilante identificado como Alef Moura de Araújo é morto a tiros durante trabalho no Colégio…

% dias atrás

Acidente com viatura da PRF mata três policiais no Rio

Três policiais morreram em um grave acidente com viatura da PRF (Polícia Rodoviária Federal) durante…

% dias atrás

Bebê morre eletrocutado ao abraçar mãe em Angical após choque

Emanuel, de 1 ano e 4 meses, morreu após choque elétrico em Angical (BA). Tragédia…

% dias atrás

Quina 6709 acumula e prêmio chega a R$ 3,7 milhões

O sorteio da Quina 6709, realizado nesta quarta-feira (17), no Espaço da Sorte, em São…

% dias atrás

Treta entre Bella Campos e Cauã Reymond trava gravações na Globo

A treta entre Bella Campos e Cauã Reymond teria explodido de vez nos bastidores da…

% dias atrás

This website uses cookies.