A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí – Adapi, divulgou no última segunda-feira (20), que mais seis focos da Peste Suína Clássica foram registrados no estado, subindo para doze o número da doença no Piauí.
De acordo dom a Adapi, os focos foram registrados em quatros municípios: Lagoa do Piauí (02), Domingos Mourão com 1 caso, Murici dos Portelas (4) e em Cabeceiras do Piauí (05 focos).
De acordo com a nota, em torno de 778 animais já foram sacrificados no Estado, todos em criações extensivas, “com o objetivo de realizar o controle da doença. Os animais estão sendo devidamente avaliados e taxados para posterior indenização aos proprietários”.
Na semana passada, uma equipe do Governo da Bahia esteve reunido com o diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, Idílio Moura, para determinar as ações da cooperação técnica que visa erradicar os focos da Peste Suína Clássica (PSC) e garantir que o vírus da doença não chegue até à Bahia. Desde 09 de abril, uma portaria da Adapi proíbe por tempo indeterminado o trânsito de suídeos entre os estados fronteiriços.
A Peste Suína Clássica é uma doença contagiosa entre os animais, mas que não afeta o ser humano.
Leia mais