Agronegócio respondeu por 22,5% da economia baiana em 2024 - Foto: SEI
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio da Bahia alcançou R$ 108,8 bilhões em 2024, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Apesar do montante expressivo, houve uma leve retração real de 0,4%, considerando o valor nominal ajustado pela inflação. No último trimestre do ano, a queda foi de 0,7%. A participação do setor na economia estadual cresceu para 22,5%, revertendo uma tendência de queda registrada desde 2021.
A principal causa da retração no volume real do PIB agropecuário foi a queda na safra de grãos, que registrou uma redução de 7,3%. De acordo com a SEI, o fenômeno El Niño afetou significativamente a produção de milho e soja, culturas fundamentais para o agronegócio baiano, que tiveram retrações de 24,7% e 3,1%, respectivamente.
Confira boletim completo no site da SEI.
Por outro lado, a valorização dos produtos agropecuários elevou o PIB a preço corrente, garantindo um aumento na participação do setor na economia estadual. Os principais produtos beneficiados foram laranja, café, cacau e boi gordo, cujos preços tiveram forte alta ao longo do ano.
O termo agronegócio refere-se a um corpo composto pela agropecuária, além dos setores fornecedores de insumos, da agroindústria e de segmentos responsáveis pela distribuição, como comércio e transporte, dentre outros serviços.
O PIB do agronegócio é calculado com base em quatro grandes agregados:
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Dupla é presa em Correntina suspeita de aplicar golpes em bancos na Bahia. Ação conjunta…
Virginia e Vini Jr. colocam fim ao namoro após prints de conversas
Morre Antônio Rodrigues dos Santos, conhecido como Antônio de Ulisses, ex-presidente da Câmara de Riachão…
Esposa de Éverton Ribeiro, Marília Nery elogia médicos do Esporte Clube Bahia após diagnóstico de…
Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreende R$ 1 milhão na BR-020, em Planaltina (DF) com dois…
Ex-prefeita de Wanderley, Fernanda Sá Teles se filia ao Avante e assume Superintendência de Agronegócio…
This website uses cookies.