Foto: Marcelo Casal Jr | Agência Brasil
O Pix terá novas regras a partir de 1º de outubro. O Banco Central (BC) anunciou mudanças no Mecanismo Especial de Devolução (MED) para facilitar a devolução de valores a vítimas de fraudes e golpes.
Com a resolução publicada nesta quinta-feira (28), o MED passa a funcionar totalmente no ambiente digital dos aplicativos bancários. O cliente poderá contestar a transação diretamente no app, sem precisar ligar para a instituição financeira.
Segundo o BC, essa mudança vai dar mais agilidade ao processo e aumentar as chances de o dinheiro ainda estar na conta do fraudador, garantindo a devolução.
Outra novidade é que a devolução poderá ser feita a partir de outras contas ligadas ao fraudador, e não apenas daquela que recebeu a transferência indevida. Isso deve ampliar as possibilidades de bloqueio e recuperação do dinheiro.
O novo recurso será liberado de forma facultativa em 23 de novembro e passará a ser obrigatório em fevereiro de 2026. O prazo de devolução continua sendo de até 11 dias após a contestação.
Criado em 2021, o MED só pode ser usado em casos comprovados de fraude ou erro da instituição financeira. Ele não vale para envio errado de Pix por erro do usuário ou desacordos comerciais.
Com as novas regras, o BC espera aumentar a devolução de valores e reduzir o uso de contas de terceiros em fraudes.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Inaugurada ano passado, ponte sobre o Rio do Ouro, desaba em Formosa do Rio Preto,…
Vendaval pode atingir cerca de 350 cidades da Bahia, no primeiro fim de semana da…
Fã invade palco e morde o cantor Natanzinho Lima durante show na cidade de Tavares,…
Esporte Clube Bahia chega a 25ª rodada do Campeonatado Brasileiro de Futebol
Homem de 22 anos é preso em Barreiras, na Bahia, acusado de violência doméstica contra…
Acidente com micro-ônibus na BR-242 deixa feridos no trecho de Seabra, na Chapada Diamantina, na…
This website uses cookies.