Plataforma da Aiba monitora incêndios florestais no Oeste da Bahia

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) lançou uma plataforma para monitorar focos de calor em tempo real, com o objetivo de combater incêndios florestais na região Oeste da Bahia. A ferramenta utiliza dados do BD Queimadas do INPE, permitindo rápida detecção e resposta às queimadas. A plataforma é acessível pelo site, que oferece informações a cada 30 minutos, ajudando na preservação ambiental e segurança das comunidades.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O presidente da instituição, Odacil Ranzi, destacou também a promoção de um curso para capacitar produtores no combate aos incêndios.

“O curso se torna importante para fortalecer as ações de sustentabilidade e agronegócio na região. Ao capacitar os produtores com estratégias preventivas e de coordenação, a associação não só melhora o gerenciamento de riscos, mas também promove a segurança durante as operações, minimizando a chance de acidentes. Desta maneira, estamos tentando enfrentar e combater as queimadas com a ajuda de todos os produtores rurais da nossa região.”

Além disso, o projeto utilizou o ArcGIS, uma plataforma de visualização geoespacial que integra dados meteorológicos e de focos de calor em tempo real, oferecendo uma gestão eficiente dos recursos naturais.

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário