A Polícia Civil impediu um possível ataque a uma escola na cidade de Barreiras, no Oeste da Bahia. A operação, realizada nesta segunda-feira (12), resultou na identificação de um adolescente, que, junto com outros dois menores, estava em atos preparatórios para adquirir armas de fogo e armas brancas, incluindo uma katana, com a intenção de realizar o ataque.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
A investigação levou ao cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência do menor de idade, antes da concretização do plano. O Poder Judiciário, sensível à gravidade da situação, atendeu ao pedido da Polícia Civil com urgência, evitando assim uma nova tragédia na cidade. (leia abaixo)
Durante a operação, foram apreendidos materiais que foram encaminhados para perícia. Além disso, a polícia ouviu o adolescente e outras pessoas envolvidas. O caso está sendo tratado com discrição, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para proteger a identidade dos menores envolvidos.
As investigações continuam e novos desdobramentos da Operação Mane Angelum podem ocorrer.
Em setembro de 2022, um adolescente de 14 anos, invadiu o Colégio Municipal Eurides Sant’Anna também em Barreiras e matou uma estudante do 9º ano, identificada como Geane da Silva Brito, de 20 anos. O caso chocou Barreiras e a notícias repercutiu nos principais jornais e TV’s do país.
De acordo com a polícia, o estudante anunciou o ataque horas antes pelo X, antigo Twitter, que teve sua conta suspensa. O estudante ficou tetraplégico com tiros disparados por outra pessoa para cessar o ataque. “Irá acontecer daqui 4 horas e eu estou bem de boa. Estou tão calmo, nem parece que irei aparecer em todos os jornais hoje”, disse no perfil.
Em abril de 2023, a Polícia Civil de Barreiras, também identificou adolescentes suspeitos de publicar em redes sociais conteúdos com ameaças de ataques a escolas. De acordo com nota, na época, a operação também ocorreu em Senhor do Bonfim.