Tem sido bem divulgado que os idosos pertencem ao grupo que corre maior risco com a infecção pelo novo coronavírus. Com um sistema imunológico menos resistente, pessoas acima de 65 anos têm mais chance de desenvolver os sintomas da Covid-19, doença causada pelo Sars-CoV-2, e de morrer em consequência dela.
Na região Oeste da Bahia, o município de Barreiras que tem a maior incidência de mortes por conta da Covid e com o maior número de infectados pelo vírus, 45 dos casos ao que o Portal do Cerrado teve acesso, de um total de 57 pessoas mortas pela covid-19, 28 ou 59,6% dos casos tem acima de 70 anos que evoluíram para óbito.
Desse total de 45 casos, seis pessoas tinham 60 anos ou mais e outras 6 com 50 a 59 anos.
Pessoas em idades mais jovens também correm risco. Em Barreiras duas pessoas de 32 anos e uma de 36, todas com comorbidades também tiveram seu quadro de saúde agravado e evoluíram para óbito.
Do total ao que o Portal teve acesso, 9 não há informações sobre alguma comorbidades dos pacientes.
De acordo com Willem van Schaik, professor do Instituto de Microbiologia e Infecção da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, em entrevista à BBC News Brasil, é “muito errado pensar que aqueles abaixo de 50 anos sempre vão ter sintomas leves: haverá indivíduos mais jovens e muito doentes também e eles vão precisar de tratamento”.
com Nexus Jornal