Time de futebol do bairro Progresso participa de campeonato na Lagoa do Dé. - Foto: Portal do cerrado
As reflexões sobre o papel do esporte como ferramenta em políticas públicas para juventudes nos chama atenção para pensarmos como possibilidade de incidência politica, concepção de cultura e inclusão.
É muito comum ver nos municípios brasileiros, principalmente os de pequenos portes, a existência de “educação, cultura, esporte e lazer”, ou “cultura e esportes’, todos reunidos na mesma pasta de governança como se na prática, houvesse diálogos entre eles de forma planejada, com ações articuladas entre si, mediante a importância de cada tema. Cultura, Educação, Esporte e Lazer são fenômenos sociais que podem ter o mesmo destaque, configurando como manifestações socioculturais, possibilidades pedagógicas e inclusão social para as juventudes de forma assegurada pelo estado como politica pública.
Isso significa que, para assegurar recursos que possa efetivar e materializar propostas integradas envolvendo esporte, cultura, Lazer e educação, com finalidade de fomentar ações voltadas à autonomia cidadã das juventudes, é necessário deslocar o pensamento do senso comum para perceber a importância desses temas como fatores de desenvolvimento humano e social.
O desafio da construção desse pensamento deve haver uma sinergia entre gestores sociais responsáveis por cada pasta de governança e pela incidência politica da sociedade como forma de participação popular, reunindo esforços na mesma direção da conquista de cidadania, assegurando efetivamente a garantia de equipamentos esportivos e culturais. Mas, muito além de transformar os municípios em potências olímpicas com destaque de um ou mais atletas em determinadas modalidades, o esporte para além do futebol como supremacia entre a diversidade esportiva, torna-se ferramenta de socialização e prevenção. Pensar de forma articulada, ampla, universal com foco nas juventudes exige certo empenho, vontade politica, participação popular e superação do jogo de interesses representado pelo poder público.
Ver as juventudes nos espaços urbanos e rurais, promovendo suas existências através da democratização de espaços e equipamentos culturais e esportivos, possibilita também para o desenvolvimento humano e social a partir da presença do estado assegurado pelas politicas com foco nas juventudes.
Allan Lusttosa é fotógrafo formado pela Universidade Jorge Amado e atua no Terceiro Setor.
Bebê baleado em Ibotirama, na Bahia, é transferido para o Hospital do Oeste em Barreiras,…
Ex-prefeito de Barreiras, na Bahia, Zito Barbosa lança pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil.
ACM Neto visita Barreiras e se reúne com lideranças políticas na região Oeste da Bahia
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros durante torneio de dominó…
Áudio vazado expõe comentário de Mônica Waldvogel na GloboNews, no Programa Em Ponto
Morre em Salvador aos 77 anos Estela Fernandesde Oliveira, mãe do cantor Saulo Fernandes, nascido…
This website uses cookies.