Foto: Reprodução / Redes Sociais via Bahia Notícias
A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Ibicuí, Salomão Cerqueira (PSD), e do vice, Doda Morais (PP), após reconhecer a prática de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. Além da cassação, ambos foram declarados inelegíveis até 2032.
A ação movida pelo ex-candidato Rone Morais (MDB), teve como base três Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs). A sentença também atingiu o ex-prefeito Marcos Galvão de Assis (PSD), que governou o município por dois mandatos consecutivos. Conforme apontou o Bahia Notícias, ele foi considerado um dos articuladores das irregularidades.
Segundo o juiz eleitoral da 136ª Zona, os investigados utilizaram a estrutura administrativa da Prefeitura de Ibicuí para favorecer a candidatura de Salomão Cerqueira, então vice de Marcos Galvão. As ações incluem:
“O uso da máquina pública e de eventos centenários para fins eleitorais é intensamente reprovável”, afirmou o magistrado, classificando a conduta como de “alta gravidade”.
A decisão é de primeira instância e cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Contudo, até o trânsito em julgado, Salomão e Doda seguem nos respectivos cargos.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) lamentou, nesta quarta-feira (16), a morte de…
Fuga durante julgamento na Bahia causou perplexidade no fórum de Baianópolis, no oeste da Bahia,…
Um acidente envolvendo uma carreta interditou parcialmente a BR-135, em Formosa do Rio Preto, no…
Um grave acidente com um ônibus na BR-153, na madrugada desta quarta-feira (16), deixou pelo…
Duas rodovias federais de grande importância para o Oeste da Bahia — a BR-135 e…
O Bahia enfrenta o América de Cali nesta terça-feira (15), às 21h30, na Arena Fonte…
This website uses cookies.