A prefeitura de Formosa do Rio Preto promoveu por dois dias, ações para comemorar na terça-feira, 22 março, o Dia Mundial da Água. A data foi sugerida pela ONU na Conferência Rio-92 e passou a fazer parte do calendário no ano seguinte. Para o ano de 2022, o tema escolhido pela ONU foi ‘Águas Subterrâneas: Tornando o Invisível Visível’, no entanto no município o tema não foi citado e ações tiveram pouca ou nenhuma adesão da população.
Segundo textos publicados em blog´s de Barreiras, as atividades chamadas de ‘educativas foram promovidas para conscientizar a população sobre a importância da preservação do ecossistema aquático’.
Ontem lançamos (segunda-feira) o ‘Programa Rio Vivo’, plantamos mudas nativas, instalamos placas educativas, lixeiras e hoje finalizamos a nossa ação por meio de um cicloturismo às margens do Rio Preto, e, oficinas temáticas na praça da Matriz.”,
disse o secretário municipal de Meio Ambiente Geraldo Júnior na terça-feira.
Aproximadamente 50 ciclistas realizaram o percurso de 15 km com saída da Praça da Igreja Matriz até a Chácara São José, onde foi oferecido um café da manhã. “A ação de hoje (terça) teve por objetivo divulgar as nossas belezas naturais e valorizar a nossa maior riqueza que é o Rio Preto. Por isso, foi promovida em conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo. Ressalto que a gestão sabe o quanto é importante despertar principalmente nos jovens o gosto pela prática esportiva. Nesse sentido, ao longo do ano faremos muitas outras atividades”, afirmou a Secretária da Juventude e dos Esportes, Odilia Santos.
As informações são do site Se Liga Barreiras