O presidente da Câmara de Vereadores de Formosa do Rio Preto, Hermínio Cordeiro, apresentou hoje em sessão ordinária, indicativo à gestão municipal, pedindo a conclusão da ponte de cimento sobre o Rio Preto que liga o Centro da cidade aos bairros de Santana e Morada Nova.
Em sua justificativa, o vereador diz que, “a não conclusão da obra tem causado transtornos a quem faz uso diário e contínuo, colocando em risco à vida e a segurança de transeuntes e motoristas”. “As bancas ou rampas de acesso à ponte, em ambos os sentidos, não foram concluídas e o intenso trânsito e a falta de manutenção deixaram a infraestrutura comprometida, expondo a sérios riscos de acidentes àqueles que dela se utilizam”.
“Não podemos deixar de ressaltar que o atual estado da ponte tem causado muitos contratempos e a falta de boas condições de trafegabilidade descontentamento em quem dela precisa, sendo essencial e urgente a sua reestruturação. Vale destacar que a nova ponte permite o trânsito de caminhões, antes proibido na ponte de madeira, fator que acelera a deterioração das referidas bancas e consequentemente aumenta os riscos de acidentes.”
Diz em sua justificativa.
A Ponte
A obra foi iniciada na gestão de Termosires Dias e chegou a ser inaugurada no final de dezembro de 2020 mas sem a conclusão das rampas de acesso aos dois lados da ponte. O ex-gestor tem dito a quem quiser ouvir, que deixou dinheiro em caixa para conclusão da obra que foi orçada em R$ 3.716.108,39.
A licitação para construção com estrutura em aço e concreto foi homologada em março. As obras foram iniciadas na metade do segundo semestre de 2020. Antes, uma liminar da Justiça, impetrada por um tio do atual prefeito, barrou o início dos serviços de demolição da ponte de madeira, onde seria construída uma nova. O reinício da obra aconteceu meses depois quando uma nova liminar derrubou os efeitos da anterior.
Logo quando assumiu, Neo Araújo mandou paralisar as obras (veja aqui), alegando que ela seria retomada assim que houvesse a nomeação do Secretário de Infraestrutura, o que aconteceu em 18 de fevereiro. Ainda assim, em meados de janeiro, a prefeitura mandou retirar entulhos e liberou a passagem de carros com as rampas de acessos compactadas com cascalho.
Desde então, o Secretário Tiago Carvalho Xavier que é engenheiro, não tem tido habilidades de tocar obras na cidade, talvez por não ter autonomia, e por não ser formosense não conhece a realidade e as necessidades do maior município do nordeste brasileiro e um dos mais importantes da Bahia.
Em uma publicação de apresentação do novo Secretário em uma rede social, o prefeito disse que o “desejo é colocar Formosa no caminho do desenvolvimento com muito trabalho e comprometimento.”