A nova escola construída pelo Governo da Bahia em Formosa do Rio Preto, deve ser inaugurada em breve. A unidade escolar com mais de 30 salas de aula está sendo finalizada, no terreno onde funcionava o antigo Colégio Rosita Teixeira. A escola onde passa a funcionar o Cetep – Centro Territorial de Educação Profissional, se chamará Almir Teixeira Santos (veja abaixo sobre o homenageado)
Os trâmites legais para a maior obra pública dos últimos anos no município, foram iniciados ainda no Governo de Termosires Dias. (leia aqui) Centenas de escolas de modelo semelhante estão sendo construídas em várias cidades do estado.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Com investimentos de mais de R$ 21 milhões, a escola de tempo integral, tinha a expectativa de ficar pronta no final de 2022 (leia aqui). Contudo houve atraso e agora deve ser entregue no próximo dia 21, a depender da agenda do governador Jerônimo Rodrigues e condições para inauguração. Antes, a inauguração da escola estava cogitada para ocorrer no final de agosto.
Mimi Teixeira
Nascido em agosto de 1921 em Formosa do Rio Preto, o filho de Raimundo Pereira Santos e Carlita Teixeira, estudou em colégio interno no Piauí, de onde retornou com ampla formação, com estudo de latim, francês e inglês. Professor, lecionando por vários anos a última matéria. Com conhecimentos em marcenaria e corte e costura, rendeu a ele a profissão de alfaiate, com a qual passou a ganhar a vida de trabalhador profissional, confeccionando principalmente vestuário masculino, como ternos, camisas e calças.
Em sua indicação de nome ao governo do estado, os deputados Nelson Leal e Diego Coronel, disseram que Almir Teixeira Santos, carinhosamente chamado de Mimi Teixeira, passou a organizar festas pela emancipação do município, ao lado de Jorge Corrêa, Benedicto Araújo, Joaquim Augusto da Silva, formando um grupo político que logrou êxito nas eleições no anos depois.
Amante das artes e cultura, participava ativamente do Teatro São Roque, fundado por Jorge Correia, levando os “dramas”, inclusive para Santa Rita de Cássia, onde conheceu a primeira esposa, Maria Araujo dos Reis, filha de Abdiel dos Reis. Após casamento, tiveram quatro filhos: Jose Arival Reis Santos, Mário Almir Reis Santos, conhecido como Seu Gui, as professoras Carlita Maria Reis Santos e Regina Maria Reis Santos.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Viúvo, se casou anos depois com Francisca Eudete Guimaraes Santos, que ajudou na educação dos seus quatro filhos. Deste segundo casamento, nasceram Francisco Valter Guimaraes Santos, Zaqueu João Guimarães Santos e Estelita Eudete Guimaraes Santos.
Mestre Mimi, como também era conhecido, além da luta pela emancipação do município, fazia amplo serviço social na área da saúde. Foi secretário municipal por três mandatos. De acordo com o prefeito Néo Araújo, a atividade enquanto secretário, totalizou uma década. Seu Mimi, morreu em 1987, aos 66 anos.