Reprodução: Inmet
Os próximo 15 dias poderão ser de chuva intensa em boa parte da região Nordeste do Brasil, conforme as primeiras previsões do Inmet para 2024. Praticamente toda a região, terá bastante umidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, irão contribuir para a ocorrência de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento na região.
Além dos sistemas, como a Zona de Convergência intertropical (ZCIT), a influência da variabilidade intrasazonal, irá favorecer o aumento da umidade na Região Nordeste. Assim, contribuindo para o aumento da nebulosidade e da chuva.
Entre os dias 1 e 8 de janeiro de 2024, a ZCIT estará posicionada mais ao sul da climatologia e, com isso, favorecerá os volumes na porção mais norte da região, incluindo o semiárido.
Até o dia 15, um canal de umidade, poderá se formar entre o norte de Minas Gerais, centro-sul da Bahia, do Maranhão e Piauí. Essa configuração poderá gerar volumes expressivos de chuva, com acumulados entre 150 e 250 milímetros (mm). Essa região é onde está localizada o Matopiba, área com grande plantações de grãos.
Apesar da possibilidade de transtornos, o sistema também irá contribuir para a recuperação da umidade no solo e das reservas hídricas.
Devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, o Inmet segue realizando e acompanhando a atualização diária das previsões. Conforme o Inmet, quando necessário, irá emitir os avisos meteorológicos.
RELACIONADA:
Toque Dez na Vaquejada de Formosa do Rio Preto está mais do que confirmada! A…
As doenças que mais matam na Bahia revelam uma triste realidade no estado. Em 2023,…
Uma mulher e o filho dela, apenas 6 anos, foram resgatados pela Polícia Militar após…
Você tem entre 16 e 26 anos e sonha em brilhar na maior festa de…
O Bahia avançou ao vencer o Nacional- URU na noite desta quarta-feira (9), no Estádio…
Júnior Marabá, prefeito de Luís Eduardo Magalhães, acabou no centro de uma disputa política que…
This website uses cookies.