Foto: MPBA
O Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Bacia do Rio São Francisco foi anunciado como finalista da 21ª edição do Prêmio Innovare, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O reconhecimento destaca iniciativas que aprimoram a Justiça no Brasil. Em 2024, a premiação terá um enfoque especial em práticas voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade, e a FPI está entre as finalistas por suas ações de preservação ambiental e conscientização socioeducativa.
Desde sua criação, o FPI tem como objetivo principal a proteção do meio ambiente e a promoção de um desenvolvimento sustentável na Bacia do Rio São Francisco. O programa, que envolve uma ação conjunta de diversas instituições públicas, tem se destacado por sua atuação na fiscalização de irregularidades ambientais, como desmatamento ilegal, exploração irregular de recursos hídricos e poluição de rios.
A coordenadora do programa, Luciana Khoury, celebrou o reconhecimento: “Este é um grande reconhecimento do trabalho conjunto realizado por todas as 95 instituições parceiras. Ele demonstra a dedicação de todos os envolvidos na missão de proteger o patrimônio ambiental do Rio São Francisco e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais”.
Criada em 2002, a FPI é uma iniciativa coordenada por diversas entidades, como o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), o Crea-BA e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O programa se expandiu para outros estados, como Alagoas, Sergipe, Minas Gerais e Pernambuco, com o intuito de realizar fiscalizações que possam impactar diretamente a saúde do Velho Chico.
A FPI também atua com um perfil socioeducador, promovendo atividades de educação ambiental em comunidades, escolas e eventos. Em 2020, o programa foi premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) como o maior indutor de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental, reforçando sua importância para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Segundo a coordenadora geral do programa, a promotora de Justiça Luciana Khoury, “ser finalista de um prêmio tão relevante como o Innovare é um grande estímulo para que possamos seguir cada vez apresentando mais e melhores resultados, integrando órgãos públicos, instituições, entidades não governamentais, comitês de bacia, movimentos sociais, povos e comunidades tracionais por mais justiça socioambiental na Bacia”.
Uma troca de tiros durante uma operação da Polícia Civil em Água Branca, no Piauí,…
Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP
Deputado Estadual Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia
Acidente na BR-242, na altura da Serra da Mangabeira, em Oliveira dos Brejinhos, na Bahia,…
Bom Amigo Doalnara Agropecuária, sediada em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, vai…
Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York
This website uses cookies.