Bahia

Programa de fiscalização ambiental no Oeste da Bahia é finalista do Innovare

O Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Bacia do Rio São Francisco foi anunciado como finalista da 21ª edição do Prêmio Innovare, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O reconhecimento destaca iniciativas que aprimoram a Justiça no Brasil. Em 2024, a premiação terá um enfoque especial em práticas voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade, e a FPI está entre as finalistas por suas ações de preservação ambiental e conscientização socioeducativa.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Desde sua criação, o FPI tem como objetivo principal a proteção do meio ambiente e a promoção de um desenvolvimento sustentável na Bacia do Rio São Francisco. O programa, que envolve uma ação conjunta de diversas instituições públicas, tem se destacado por sua atuação na fiscalização de irregularidades ambientais, como desmatamento ilegal, exploração irregular de recursos hídricos e poluição de rios.

A coordenadora do programa, Luciana Khoury, celebrou o reconhecimento: “Este é um grande reconhecimento do trabalho conjunto realizado por todas as 95 instituições parceiras. Ele demonstra a dedicação de todos os envolvidos na missão de proteger o patrimônio ambiental do Rio São Francisco e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais”.

Criada em 2002, a FPI é uma iniciativa coordenada por diversas entidades, como o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), o Crea-BA e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O programa se expandiu para outros estados, como Alagoas, Sergipe, Minas Gerais e Pernambuco, com o intuito de realizar fiscalizações que possam impactar diretamente a saúde do Velho Chico.

A FPI também atua com um perfil socioeducador, promovendo atividades de educação ambiental em comunidades, escolas e eventos. Em 2020, o programa foi premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) como o maior indutor de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental, reforçando sua importância para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo a coordenadora geral do programa, a promotora de Justiça Luciana Khoury, “ser finalista de um prêmio tão relevante como o Innovare é um grande estímulo para que possamos seguir cada vez apresentando mais e melhores resultados, integrando órgãos públicos, instituições, entidades não governamentais, comitês de bacia,  movimentos sociais, povos e comunidades tracionais por mais justiça socioambiental na Bacia”.

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES

Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto participa de evento nacional do cacau

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto, o advogado Hélio…

% dias atrás

Criança que caiu de cânion no RS é encontrada morta

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul confirmou, na noite de quinta-feira…

% dias atrás

“Lua do veado” aparece no céu de todo o Brasil; saiba o que é

O fenômeno denominado de "Lua cheia do veado" poderá ser visto em todo Brasil, nesta…

% dias atrás

Mulher morre após parto em Corrente e família denuncia negligência

A morte após parto em Corrente, no Sul do Piauí, está sendo investigada pela Polícia…

% dias atrás

Ultrapassagem proibida obriga carreta a se jogar no guard-rail em Goiás

Uma ultrapassagem proibida quase resultou em tragédia na BR-414, em Goiás, no final de abril.…

% dias atrás

Microsoft Outlook apresenta instabilidade global nesta quinta (10)

O Outlook fora do ar nesta quinta-feira (10) afeta milhares de usuários em diversas partes…

% dias atrás

This website uses cookies.