Bahia

Programa Saúde na Escola realiza adesão dos municípios

 

informações da Secom e 
Departamento de Atenção Básica

Estão abertas as inscrições para a adesão dos municípios  ao Programa Saúde na Escola (PSE).As inscrições podem ser feitas até 15 de fevereiro  por meio da internet .

Na Bacia do Rio Grande, dos 14 municípios, somente Santa Rita de Cássia, São Desidério, Barreiras e Baianópolis haviam finalizado a adesão até esta data, conforme informações do relatório contante no site. Cinco municípios iniciaram o processo e cinco não haviam, ainda, demonstrado interesse na adesão.  

Para se inscreverem, os gestores responsáveis pelas secretarias municipais de educação devem indicar as escolas para a participar,  seguindo critérios contidos no manual. O programa nacional, promovido na Bahia pela Secretaria da Educação do Estado, tem duração de 24 meses e vai contemplar as escolas públicas do município, independente da esfera administrativa (estadual, municipal e/ou federal). 

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde do Estado, Fábio Barbosa, destacou a importância do projeto como política pública para os municípios:

 

“Essa adesão é o primeiro passo para que possamos intensificar as práticas de promoção e prevenção de agravos e doenças em crianças, adolescentes, jovens e adultos, sendo a escola um espaço ideal para esse trabalho. Ano passado tivemos 100% de adesão dos municípios, com 11.217 escolas compactuadas, destas 602 estaduais”, destacou.

 

PSE

O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial, regido pela Portaria Interministerial nº. 1.055, de 25 de abril de 2017, na qual a articulação, principalmente, dos setores da Educação e da Saúde, é indispensável para efetividade das ações. O objetivo principal é a atenção integral à saúde dos educandos da rede pública, através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde de forma a empoderá-los para o reconhecimento e, consequentemente, o enfrentamento das situações que os tornam vulneráveis e que possam vir a comprometer o seu pleno desenvolvimento.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Empresa de Formosa do Rio Preto financia curso para mulheres em Salvador

Bom Amigo Doalnara Agropecuária, sediada em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, vai…

% dias atrás

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

% dias atrás

PF aborda deputado Dal Barreto em aeroporto de Salvador e apreende celular

Polícia Federal aborda o deputado Dal Barreto (União Brasil) no aeroporto de Salvador, na Bahia…

% dias atrás

Vídeos; moradores relatam prejuízos após tremor de terra em Luís Eduardo Magalhães

Moradores relatam prejuízos após terremoto em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia; Tremor de terra foi…

% dias atrás

Tremor de terra em Luís Eduardo Magalhães é sentido em Taguatinga (TO)

Terremoto em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, é sentido em Taguatinga, já no…

% dias atrás

Clima em Formosa do Rio Preto: Inmet prevê chuva e trovoadas nesta terça (14)

O clima em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, deve mudar ao longo…

% dias atrás

This website uses cookies.