Instituições de ensino particular de toda a Bahia, disponibilizam mais de 16 mil bolsas de estudo, integrais e parciais, por meio do Programa Universidade Para Todos para ingresso no segundo semestre. Há bolsas disponíveis do Prouni para cidades como Formosa do Rio Preto, Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. (veja como consultar outras cidades). De acordo com a Agência Brasil, as inscrições, que começam nesta terça-feira (23), vão até sexta-feira (26).
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Formosa do Rio Preto, tem oferta para cinco cursos, enquanto Barreiras, a maior cidade da região, tem oferta de bolsas para 88. São Desidério, 7 e Luís Eduardo Magalhães, para dez cursos.
Pode se inscrever: o candidato que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ou 2023 e obteve média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.
Além disso, é preciso atender a pelo menos um dos pontos abaixo:
- Cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada como bolsista integral;
- Cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
Inscrições e consultas de vagas
As inscrições começam a partir da 0h no portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni), utilizando o login gov.br com CPF e senha.
Também é possível, na página do Prouni, fazer a consulta por vagas e cursos disponíveis por cidades e instituições.
Renda
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa).
Para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa).
Sul do Piauí
Já a cidade de Corrente, ao Sul do estado do Piauí, oferta bolsas para 32 cursos.