Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma para o católicos - Foto: CNBB
Com a CNBB e agências
Com mais de 33 milhões em situação de fome no Brasil, a Igreja Católica volta ao tema na Campanha da Fraternidade no início da Quaresma, nesta Quarta-Feira de Cinzas. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década.
Conforme a CNBB, a volta ao tema é para que se traga luz, buscando fomentar ações para minimizar os impactos da realidade vivida pelo povo brasileiro, convocando todos a considerar a fome como referência para reflexão.
A campanha deste ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”.
O lançamento acontece oficialmente, nesta quarta-feira de cinzas (22), às 10h, na sede da CNBB, em Brasília (DF).
A cerimônia de lançamento terá início com Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, às 9h, presidida por dom Joel Portella Amado. Às 10h, dois padres, farão a acolhida e saudação no auditório Dom Helder Câmara.
Ainda estão previstas a apresentação de um vídeo com práticas solidárias da Igreja no Brasil no enfrentamento à fome, bem como a apresentação da mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2023.
A Quarta-Feira de Cinzas, celebrada neste 22 de fevereiro, marca também o início da Quaresma no calendário litúrgico. Para a Igreja este é o período de penitência e oração mais intensa em que os cristãos se preparam para celebrar os mistérios da Paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Durante a celebração nesta quarta, os fiéis recebem a “imposição das cinzas”, como sinal de conversão cristã em preparação para a Páscoa.
Em Formosa do Rio Preto, no entanto, a igreja não divulgou a programação de missas, para a Quarta-feira de Cinzas. Nesta terça-feira que antecede o início da Quaresma, o pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, se despediu dos fiéis formosenses. Apesar das celebrações de despedidas durante o final de semana de carnaval, não houve explicação para a saída do padre.
Contudo, a Diocese de Barreiras, a que a paróquia está ligada, não anunciou um novo administrador paroquial.
A CNBB propõe à Igreja e a todos os homens e mulheres de boa vontade, pela 60ª vez, desde 1964, a Campanha da Fraternidade. A Campanha da Fraternidade é um modo da igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associado à reflexão e ação sobre um tema específico.
A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha, acontece em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos, no dia 2 de abril. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade, gerido pela CNBB. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade.
Conforme Dom Vital Corbellini, bispo de Marabá, a Campanha da Fraternidade deste ano, aponta para a sua notoriedade, pois é realizada sempre durante a Quaresma. Segundo ele, é tempo de convocação dos cristãos e fiéis para participar do grande mutirão conta a fome.
“Quanto mais as pessoas forem sensíveis à realidade da fome, tanto mais serão humanas e viverão a alegria da Palavra de Deus, dando a cada uma de comer, e encontram a felicidade neste mundo e um dia na eternidade”, apontou em artigo.
Siga o Portal do Cerrado no Facebook e no Google Notícias
Bahia x Vitória: tudo o que está em jogo no Ba-Vi desta quinta-feira (16) pela…
Uma troca de tiros durante uma operação da Polícia Civil em Água Branca, no Piauí,…
Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP
Deputado Estadual Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia
Acidente na BR-242, na altura da Serra da Mangabeira, em Oliveira dos Brejinhos, na Bahia,…
Bom Amigo Doalnara Agropecuária, sediada em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, vai…
This website uses cookies.