Com a CNBB e agências
Com mais de 33 milhões em situação de fome no Brasil, a Igreja Católica volta ao tema na Campanha da Fraternidade no início da Quaresma, nesta Quarta-Feira de Cinzas. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década.
- Mais notícias: Portal do Cerrado
Conforme a CNBB, a volta ao tema é para que se traga luz, buscando fomentar ações para minimizar os impactos da realidade vivida pelo povo brasileiro, convocando todos a considerar a fome como referência para reflexão.
A campanha deste ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”.
O lançamento acontece oficialmente, nesta quarta-feira de cinzas (22), às 10h, na sede da CNBB, em Brasília (DF).
Programação
A cerimônia de lançamento terá início com Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, às 9h, presidida por dom Joel Portella Amado. Às 10h, dois padres, farão a acolhida e saudação no auditório Dom Helder Câmara.
Ainda estão previstas a apresentação de um vídeo com práticas solidárias da Igreja no Brasil no enfrentamento à fome, bem como a apresentação da mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2023.
Quaresma e Quarta-Feira de Cinzas
A Quarta-Feira de Cinzas, celebrada neste 22 de fevereiro, marca também o início da Quaresma no calendário litúrgico. Para a Igreja este é o período de penitência e oração mais intensa em que os cristãos se preparam para celebrar os mistérios da Paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Durante a celebração nesta quarta, os fiéis recebem a “imposição das cinzas”, como sinal de conversão cristã em preparação para a Páscoa.
Em Formosa do Rio Preto, no entanto, a igreja não divulgou a programação de missas, para a Quarta-feira de Cinzas. Nesta terça-feira que antecede o início da Quaresma, o pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, se despediu dos fiéis formosenses. Apesar das celebrações de despedidas durante o final de semana de carnaval, não houve explicação para a saída do padre.
Contudo, a Diocese de Barreiras, a que a paróquia está ligada, não anunciou um novo administrador paroquial.
A Campanha da Fraternidade
A CNBB propõe à Igreja e a todos os homens e mulheres de boa vontade, pela 60ª vez, desde 1964, a Campanha da Fraternidade. A Campanha da Fraternidade é um modo da igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associado à reflexão e ação sobre um tema específico.
A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha, acontece em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos, no dia 2 de abril. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade, gerido pela CNBB. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade.
Conforme Dom Vital Corbellini, bispo de Marabá, a Campanha da Fraternidade deste ano, aponta para a sua notoriedade, pois é realizada sempre durante a Quaresma. Segundo ele, é tempo de convocação dos cristãos e fiéis para participar do grande mutirão conta a fome.
“Quanto mais as pessoas forem sensíveis à realidade da fome, tanto mais serão humanas e viverão a alegria da Palavra de Deus, dando a cada uma de comer, e encontram a felicidade neste mundo e um dia na eternidade”, apontou em artigo.
Siga o Portal do Cerrado no Facebook e no Google Notícias