O ano letivo para mais de 4.600 alunos da rede municipal de ensino de Formosa do Rio Preto, na Bahia, começa na próxima segunda-feira (19) em 44 escolas. O número de alunos ainda é aproximado, uma vez que as matrículas continuam em curso. Os dados são da Secretaria Municipal da Educação, solicitados pelo Portal do Cerrado.
Para que ninguém cochile nos primeiros dias de aula, principalmente os alunos que estudam no período da manhã, a sugestão é programar o despertador já nos dias anteriores, para que o corpo se acostume com o horário de aulas.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
As escolas passaram por reforma como pinturas e com manutenção de uma faixa vermelha, cor de campanha do atual prefeito Manoel Afonso (PSD). Em tese, o ato fere o princípio da impessoalidade, que deve excluir a promoção pessoal.
Umas das unidades de ensino ganhou um mosaico de boas-vindas na entrada, que para crianças da primeira infância faz diferença. Nesta sexta-feira (16), a escola se prepara receber os alunos e passa pelos últimos retoques e limpeza sob a supervisão do diretor, averso a fotos, flagrado antes de esconder.
As escolas estão divididas entre a sede municipal e a zona rural do maior município da Bahia. Entre as mais distantes estão a da Panambi, que ano passado passou para responsabilidade de Formosa do Rio Preto. Antes, apesar de estar no território baiano, era mantida pelo estado do Tocantins, que tinha interesses na região. Outra escola distante está na localidade de São Pedro, cerca de 100 km da sede.
Com a volta das aulas, a cidade ganha mais movimento de pedestres e o motorista deve redobrar atenção ao transitar pelas ruas da cidade.