Quase 700 pessoas não tem banheiro em Formosa do Rio Preto

As desigualdades no acesso ao saneamento básico em Formosa do Rio Preto, na Bahia, persiste e 696 pessoas convivem em casas sem banheiros. Os dados revelados pelo IBGE nesta sexta-feira (23) com base no Censo 2022, envergonha. Eles são alarmantes para um dos municípios mais ricos da Bahia, com arrecadação superior a R$ 250 milhões anualmente.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O Censo 2022 também revelou que 794 pessoas tinham à época somente sanitário ou um buraco para as suas dejeções, enquanto outras 82 mantinha banheiro de uso comum a mais de um domicílio.

Dados do Censo do IBGE revela pessoas que vivem em casas sem banheiros em Formosa do Rio Preto – Reprodução: IBGE

Os dados vergonhosos apontam mais de 7% da população ou 1.572 pessoas em uma das carências mais básicas para do ser humano.

“A carência de algo tão básico como o acesso ao banheiro nas residências compromete a saúde da população, principalmente em jovens e idosos. Isto é, uma vez que os habitantes ficam expostos a essa realidade precária, se torna mais propício contrair doenças associadas à falta de saneamento”, pontua o Instituto Trata Brasil, que desde 2007 publica estudos sobre saneamento básico no Brasil.

Não se tem notícias de um programa municipal para construção de banheiros em residências de pessoas carentes. Agora, sabe-se que algumas unidades foram custeadas com recursos do Governo Federal, através da Fundação Nacional da Saúde. Mas insuficiente para atender boa parte da população do município que ostenta o segundo PIB Per Capta da Bahia.

LEIA TAMBÉM:

cidade
Comentários (1)
Adicionar Comentário
  • DEIXA QUIETO

    Poxa… Aí já é demais… Kkkk Até nisso vai apelar?? Esse jornaleco, que não é parcial, está me surpreende a cada vez… A luta é grande… Bira perdendo até em enquete. Então tem que tentar estragar o prefeito pra ver se a imagem dele seja tão ruim a ponto de não verem uma alternativa melhor e serem obrigados a votar em Bira… Kkkkk Virou piada… Vou entrar todo dia pra ver… Kkkk