A primeira edição da Agro Formosa já pode ser considerada como sucesso absoluto em números, repercussão e aceitação. A avaliação é do presidente da Associação dos Criadores de Formosa do Rio Preto ( Acrifor) Sabino Gomes
“Superamos todas as nossas expectativas: em quantidade de expositores, de visitantes, de negócios realizados durante a feira e até mesmo de confirmações de participação para 2024 e as novas adesões”,
diz
A Acrifor é realizadora do evento com o apoio institucional e patrocínio da Prefeitura de Formosa do Rio Preto, Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria Estadual de Turismo, além de empresas parceiras.
De acordo com os organizadores, todos os expositores saíram satisfeitos e reservando espaço para a próxima edição. A animação também foi grande na praça de alimentação; espaço kids; estandes de serviços; feira da agricultura familiar, artesanato e comunidades tradicionais e também entre os expositores de máquinas e equipamentos agrícolas e de animais. “Evento muito bem organizado. É um evento que ocupará a lacuna existente em Formosa em ter o merecido destaque por se tratar de um dos maiores PIBs agrícolas do país e ter grande aptidão para a pecuária. Vai ser o foco”, ouvia-se em todos os lugares a pessoas presentes na Agro Formosa repetindo e parabenizando a organização pelo excelente trabalho realizado.
“Foi a melhor feira que participamos ao longo de nossos nove anos de existência. Vendi todas as minhas peças e ainda recebi diversas encomendas. Todos os participantes do estande também venderam ou prospectaram clientes”,
comemorou a artesã Pastora Souza, integrante da Associação Pró-Cultura de Formosa do Rio Preto.
Resultado positivo
Em comercialização de máquinas, equipamentos, insumos, terrenos, serviços e animais foram efetuados aproximadamente R$ 10 milhões em negócios. Sendo por volta de R$ 250 mil referentes à venda de aproximadamente 40 bovinos (entre animais PO registrados e lotes comerciais), além de diversos ovinos, caprinos e equinos.
“Uma excelente oportunidade de negócio para nós, compramos 20 animais e esperamos ter a oportunidade de um número maior de aquisições no próximo ano”, afirmou uma das compradoras que preferiu não ser identificada.
O vendedor William Topp, da fazenda Canto do Rio, vendeu todos os bovinos expostos, cujo lote tratava-se do mais valorizado da feira. De acordo com o gerente do grupo, Geraldino Dias de Souza, os clientes ficaram tão satisfeitos que encomendaram mais touros. “Vi no olho de cada um a alegria e nós também dividimos o mesmo sentimento pois além de vender para parceiros fiéis também conquistamos novos pecuaristas que compraram pela primeira vez animais da nossa linhagem”, relatou Souza.
A intermediação das vendas na feira de animais ocorreu sob a responsabilidade de José do Rosário, da Terço Leilões. Conforme ele, há expectativa de alta procura para 2024, com crescimento ainda maior da Agro Formosa.
“Vamos ampliar ainda mais a qualidade da feira, que neste ano já obteve público expressivo com excelente número de visitação aos animais, organização maravilhosa”, disse Terço, destacando também a oferta de animais de diversas espécies (equinos, ovinos, caprinos), bovinos de várias categoriais, preços acessíveis em comparação do o mercado lá fora, condições de pagamento facilitada com financiamento direto de produtor para produtor.
Com informações da jornalista Almerice Rodrigues