Após passar por requalificação, o aeródromo público de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, foi liberado pela Anac – Agência Nacional de Avião Civil.
Em nota ao Portal do Cerrado, a “Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa que os serviços de manutenção no Aeródromo de Formosa do Rio Preto, no oeste baiano, foram concluídos no inicio do mês de julho. Entre as principais ações realizadas, a recuperação da área de movimentação de aeronaves, da faixa de pista, da cerca patrimonial e da sinalização horizontal e a instalação de nova biruta e de portão de acesso, além de construção de receptivo.”
Ainda conforme a Seinfra, o aeródromo, que opera com aviação geral, já foi liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para retomar as atividades.
O aeroporto estava interditado desde 30 de setembro de 2022. Em fevereiro de 2023, o Portal do Cerrado publicou matéria sobre a interdição, o que fez o Secretário de Infraestrutura do município, Tiago Xavier se movimentar, uma vez que até então nada havia sito feito para reverter a interdição, trazendo prejuízo ao município que é um dos maiores produtores de grãos do país. (leia aqui) e (aqui)
Transferência Aérea
Na sexta-feira (4) o Governo da Bahia, através da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) fez transferência de um recém-nascido, para unidade neonatal do Hospital Carmela Dutra em Bom Jesus da Lapa.
A bebê nasceu de parto natural e sem intercorrências em Formosa do Rio Preto. Porém, devido ao baixo peso (1.886 kg) permaneceu internada para acompanhamento. Durante esse período, a criança foi diagnosticada com icterícia neonatal, condição que ocorre quando as células vermelhas do sangue hemolisam (quebram), levando a produzir a bilirrubina, substância amarelo-alaranjada que é difícil para um bebê eliminar devido ao fígado ainda está em desenvolvimento, a qual evoluiu para um quadro mais grave.