Quatro homens suspeitos de envolvimento nos assassinatos de dois policiais militares na cidade de Santa Maria da Vitória, na Bahia, foram mortos no domingo (3) e um quinto suspeito preso. Entre os mortos, está o acusado de matar o soldado da Polícia Militar, Elias de Souza França, ainda durante a madrugada. Ele também teria disparado o tiro que deixou o segundo policial morto.
O cabo João Paulo Fernandes Batista, das Rondas Especiais (Rondesp) Oeste, morreu em uma unidade de saúde.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Segundo a SSP/BA, policiais localizaram o primeiro envolvido, logo após a morte do soldado Elias, ocorrida em uma festa na BA-349, na zona rural. As equipes da Polícia Militar e Civil iniciaram as buscas, localizando o suspeito no bairro Macambira, que resistiu à prisão. Atingido e socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não sobreviveu.
“Com ele encontramos um revólver, munições de calibre 32, um quilo de cocaína, maconha, dois celulares, R$ 519, cinco euros, balanças e roupas camufladas”,
contou o comandante da Cipe Cerrado, major Giovanni Damasceno.
Nova ocorrência
Ainda durante a tarde do domingo, policiais da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da Delegacia Territorial (DT) de Santa Maria da Vitória localizaram e prenderam outro envolvido no crime. Ele havia conseguido fugir em uma moto com o autor dos disparos.
“Durante depoimento, ele confessou participação, inclusive apresentou detalhes do ocorrido, e indicou o local onde o principal suspeito de ter atirado no soldado França estaria escondido”,
detalhou o titular da 26ª Coorpin, delegado Alexandre Haas.
Policiais encontraram o autor dos disparos no distrito de Cuscuzeiro, zona rural de Santa Maria da Vitória, onde ele e outro comparsa estavam escondidos e reagiram à presença policial.
Ainda conforme a SSp/BA, no novo confronto, ocorrido com guarnições da Cipe Cerrado, Rondesp Oeste, 30ª e 38ª CIPMs, o cabo PM João Paulo Fernandes Batista foi atingido, socorrido e não resistiu. Os criminosos também morreram.
Já por volta das 21h, policiais encontraram o último envolvido na morte do soldado. Ele estava escondido em uma casa do bairro Nova Esperança. O acusado também atirou após perceber a presença dos policiais. Atingido no revide, socorrido para o Hospital Municipal Doutor José Borba, mas não resistiu.
Um revólver calibre 32, 18 gramas de maconha, 43 de cocaína, 92 de crack e uma balança, estavam em sua posse.
Na ação, policiais recuperaram a arma de fogo subtraída do soldado França e outras três também apreendidas durante as ações.