O volume de água que invadiu o bairro Progresso no último domingo (19) pode ser explicado pela quebra da contenção de um tanque de água que fica depois do bairro, sentido as localidades de Brejinho e Barreiro Preto. É possível que este local também tenha recebido um grande volume de água passada por uma das galerias construída sob a BR-135 e vindas de várias localidades que ficam do outro lado da rodovia federal.
Imagens da galeria feitas ontem (20) pelo Portal do Cerrado mostram rastros deixados pela força da água.
No último domingo, moradores do bairro foram surpreendidos pelo grande volume de água. O córrego que corta o bairro Progresso transbordou e invadiu casas e ruas deixando boa parte do bairro debaixo d´água.
Em visita ao local, o Portal do Cerrado identificou outros tanques que estão com muita água e podem a qualquer momento transbordar. Também no domingo circulou um vídeo supostamente de alguém da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, inclusive os membros do Conselho foram nomeados urgentemente no último dia 9 quando as chuvas começaram a cair com mais intensidade no município.
No vídeo (ver abaixo) o narrador indica que uma barragem na localidade de Buriti não havia rompido como acreditava parte da população. No entanto não foi visto manifestação da Comdec sobre o estouro desse tanque, que fica após o bairro, e que até ontem permitia descer água sem nenhuma contenção.