Com a final do campeonato de futebol de Formosa do Rio Preto, que acontece neste sábado (20), às 16h no estádio municipal, sempre tem-se a curiosidade de saber quem foi o homem que dá nome ao local de muitas emoções para os desportistas e amantes do futebol. Claro que o estádio nem sempre foi como é conhecido hoje. Passou por transformações desde a década de 1970, quando foi construído.
O estádio, que antes era chamado de Abarezão, por conta de sua localização na rua do Abaré, oficialmente levava o nome de Joaquim Augusto da Silva e ganhou o atual nome de Anísio Carvalho de Jesus, em homenagem ao político formosense e torcedor fanático do Atlético Rio Preto, time de Formosa do Rio Preto.
Anísio, filho de Perolina e Cantídio, nasceu em 1940 no vale da Malhadinha, na zona rural de Formosa do Rio Preto, mudando para a sede do município em 1979 juntamente com sua família.
Anísio Carvalho de Jesus, além de ser amante ferrenho do esporte e apaixonado pelo Atlético, era também político, exercendo dois mandatos como vereador entre os anos de 1973 e 1982.
Ele faleceu em 1982 no ofício da política, durante um discurso. No momento da morte, dele que comoveu a cidade, o local estava tomada por populares. Aquele dia ainda muito vivo na memória dos mais velhos, marcou a vida política dos moradores da cidade.
Na história política formosense, naquele ano de eleição, ele já havia sido escolhido como o candidato a vice-prefeito, na chapa encabeçada por Idaiano Saldanha Câmara.
Segundo Domingos Bispo, antes do encerramento do discurso que fazia em sua defesa, sofreu um infarto fulminante, devido ao estado emocional do momento e a comorbidade da doença de chagas. Chegou a ser levado para a unidade de saúde, conhecida na época como SESP, onde hoje funciona o hospital municipal, no entanto não resistiu.
O discurso dele foi interrompido várias vezes por aplausos dos presentes. Com seu falecimento, sua esposa Elisa Serpa foi então escolhida para substituí-lo. Com a chapa vitoriosa, ela ficou no cargo de 1983 a 1988.
Durante os momentos finais de seu velório, todos os jogadores de times de futebol da época, compareceram uniformizados, e enfileirados acompanharam o cortejo até o sepultamento.
Anísio teve sete filhos com Elisa, inclusive um deles que herdou o nome do pai, é presidente da Liga Esportiva de Formosa do Rio Preto.
O estádio Anísio Carvalho de Jesus, foi construído na gestão de Agamemnon Augusto da Silva, e sua inauguração aconteceu no último dia de seu mandato, sendo murado décadas depois, quando também ganhou arquibancada.
No domingo, falaremos de Pan Pan Pan, homenageado com o nome do Campeonato Formosense de Futebol 2022.
Kkkkk acorda editor. O SESP não era onde é o Hospital hoje… Não sabe o que dizer, não inventa… Passando vergonha atoa… Kkkkkk