Uma criança do sexo feminino de apenas três dias, foi transferida por uma UTI Aérea de Formosa do Rio Preto para um hospital na cidade de Brumado no Sudoeste baiano. A UTI cedida pelo Governo da Bahia, decolou do aeródromo de Formosa do Rio Preto por volta das 12h30 desta terça-feira (15).
A equipe do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência começou os procedimentos de transporte da criança do Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago ao mesmo momento em que a aeronave pousava no município e em seguida, ela e a mãe do bebê, foram transferidas para a UTI aérea.
A bebê apresenta um quadro de icterícia, condição que deixa amarelada a pele e a parte branca dos olhos do recém-nascido.
*A cor amarelada se deve ao acúmulo de bilirrubina na circulação sanguínea, um pigmento produzido pelo organismo e armazenado nas hemácias, também chamadas de células vermelhas do sangue.
Quando as hemácias se rompem, acontece a liberação da bilirrubina, que é levada pela corrente sanguínea até o fígado e utilizada no processo de metabolização da gordura.
Em condições normais, após utilizada pelo fígado, a bilirrubina é eliminada pela urina e fezes. Como as funções hepáticas do bebezinho – aquelas relativas ao fígado e à filtração de substâncias do organismo – ainda não se desenvolveram completamente, a bilirrubina permanece na corrente sanguínea e as manchas amareladas aparecem.
Há dois tipos de icterícia, a patológica, que necessita de tratamento, por apresentar níveis mais altos de bilirrubina, e a fisiológica, que não precisa de tratamento, visto que os níveis da substância no sangue são menores.
com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria*