Reprodução: Fundação Perseu Abramo
A região conhecida como Matopiba, que engloba as fronteiras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, conquistou grande importância para o Brasil no cultivo de soja nas últimas décadas. Hoje, os quatro estados são um grande polo produtor, crescendo acima da média nacional. Isso porque nos últimos cinco anos – da safra 2017/18 para a atual – o quarteto incrementou em 12% o volume de produção da oleaginosa, enquanto o Brasil como um todo teve aumento de 10%.
Juntos, os membros do grupo devem produzir 17,3 milhões de toneladas do grão, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o ciclo 2021/22, ou seja, 14% de toda a soja que o país deve gerar, considerando uma temporada de 122,7 milhões de toneladas projetada pela entidade.
Neste rol, a Bahia lidera no Matopiba, com projeção de 7.018,8 mi/t, seguido por Tocantins (3.794,1 mi/t); Maranhão (3.461,9 mi/t) e Piauí (3.048,5 mi/t). Este último, aliás, foi o que mais cresceu da última safra para esta, com alta de 12% entre um ciclo e outro. Número impressionante para o “caçula” da região quando o assunto é produção de soja. Tocantins também teve alta considerável (7,6%), com Maranhão (5,3%) e Bahia (2,6%) logo atrás.
Leia matéria na íntegra clicando aqui
Deputado baiano Pastor Isidório pede para ir aos EUA orientar Donald Trump, critica postura do…
Toque Dez na Vaquejada de Formosa do Rio Preto está mais do que confirmada! A…
As doenças que mais matam na Bahia revelam uma triste realidade no estado. Em 2023,…
Uma mulher e o filho dela, apenas 6 anos, foram resgatados pela Polícia Militar após…
Você tem entre 16 e 26 anos e sonha em brilhar na maior festa de…
O Bahia avançou ao vencer o Nacional- URU na noite desta quarta-feira (9), no Estádio…
This website uses cookies.