Brasil

Relatório documenta intoxicação aguda devido ao uso de agrotóxicos em 7 localidades rurais do Brasil

A organização de direitos humanos Human Rights Watch divulgou relatório nesta sexta-feira (20) em que documenta a intoxicação aguda devido ao uso de agrotóxicos em sete localidades rurais do Brasil, incluindo comunidades quilombolas, indígenas e escolas. O artigo traz entrevistas com moradores da Bahia, Pará, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

O relatório de 52 páginas, ” Você não quer mais respirar veneno” ( veja relatório aqui ), documenta casos de intoxicação aguda causada pela deriva de agrotóxicos em sete localidades em zonas rurais no Brasil, incluindo comunidades rurais,  indígenas, quilombolas e escolas rurais. A exposição das pessoas aos agrotóxicos acontece quando estes são pulverizados em plantações e se dispersam durante a aplicação ou quando evaporam e seguem para áreas adjacentes nos dias após a pulverização.

Em todos os sete locais, as pessoas descreveram sintomas consistentes com a intoxicação aguda por agrotóxicos após verem pulverização de agrotóxicos nas proximidades, ou sentirem o cheiro de agrotóxicos recentemente aplicados em plantações próximas. Esses sintomas geralmente incluem sudorese, frequência cardíaca elevada e vômitos, além de náusea, dor de cabeça e tontura.

“O avião estava jogando do lado da escola e o vento trazia para a escola. Não dava para sentir o cheiro, mas dava para sentir a nebline, o vapor [de agrotóxicos] entrando pela janela. As crianças, entre 4 e 7 anos reclamavam que suas gengivas e olhos estavam ardendo.” – Marelaine, uma mulher de 20 e poucos anos, professora em uma comunidade rural no sul da Bahia.

O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo: as vendas anuais no país giram em torno de 10 bilhões de dólares. A imensa quantidade de agrotóxicos no Brasil é resultado da expansão da agricultura de monocultura em grande escala. Cerca de 80 por cento dos agrotóxicos são usados em plantações de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar. Muitos dos agrotóxicos utilizados no Brasil são altamente perigosos à saúde humana. Dentre os 10 agrotóxicos mais usados no Brasil no ano de 2016, quatro não são autorizados para uso na Europa, o que evidencia quão perigosos eles são para outros governos.

 

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Casa em Formosa do Rio Preto é apresentada com novo conceito de aquisição e moradia

A Realiza Imobiliária e Incorporadora lançou no último sábado (19) uma nova casa modelo em…

% dias atrás

Vacina universal contra o câncer mostra resultados promissores em estudo com mRNA

A busca por uma vacina universal contra o câncer deu um passo decisivo. Cientistas da…

% dias atrás

Gilberto Gil se manifesta após morte de Preta Gil

Gilberto Gil se manifestou publicamente após a morte da filha, a cantora Preta Gil, aos…

% dias atrás

Vitória vence o Bragantino e sai do Z-4 do Brasileirão

O Vitória venceu o Bragantino por 1 a 0 na tarde deste domingo (20), no…

% dias atrás

Atleta de 20 anos morre após infarto durante jogo no Oeste da Bahia

O jovem atleta Walisson Carvalho Dourado, de apenas 20 anos, morreu após sofrer um infarto…

% dias atrás

Agerba suspende operações da Viação Novo Horizonte na Bahia

A Agerba (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia)…

% dias atrás

This website uses cookies.