Brasil

Responsável pela criação da Lei Maria da Penha, ex-ministra de Lula morre no Rio

Nilcea Freire, ex-ministra de Políticas para as Mulheres do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2004 e 2011, morreu nesse sábado (28), aos 66 anos, no Rio de Janeiro.

Ela era médica, professora, pesquisadora e primeira mulher a ser reitora da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Ela tinha câncer e recebia assistência médica em casa.

Nilcea foi responsável pela realização da I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que teve como um dos resultados o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Presidiu o Conselho Nacional de Direitos da Mulher.

Durante a sua gestão no governo destacam-se a “Lei Maria da Penha”, a criação do Ligue 180 e do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Durante sua gestão na reitoria (2000-2004) foi votado e implantado na UERJ, de forma pioneira, o sistema de cotas para estudantes egressos de escolas públicas e negros. O projeto foi intensamente debatido nos anos seguintes e acabou adotado em outras dezenas de universidades públicas.

Ex-militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro), foi ameaçada por órgãos de repressão durante a ditadura militar brasileira e viveu exilada no México entre 1975 e 1977.

As informações são da Revista Fórum

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Previsão do tempo na Bahia indica chuva de Salvador ao Oeste

Previsão do tempo na Bahia indica que as chuvas continuam firmes em praticamente todo o…

% dias atrás

Vítima de acidente em Formosa do Rio Preto é sepultada no Paraná

O motorista morto em acidente na BR-135, em Formosa do Rio Preto, na Bahia, foi…

% dias atrás

Morre Adão Batista, líder geraizeiro de Formosa do Rio Preto

Adão Batista Gomes, líder geraizeiro de Formosa do Rio Preto, morreu aos 63 anos. Enterro…

% dias atrás

Polícia apreende de 370 kg de maconha em Santa Maria da Vitória

Apreensão de maconha na BA-172: polícia intercepta 370 kg da droga perto de Santa Maria…

% dias atrás

Seu Desejo é confirmada na Vaquejada de Formosa do Rio Preto

A banda Seu Desejo na Vaquejada de Formosa do Rio Preto foi anunciada como a…

% dias atrás

Dois filhos morrem no sul do Piauí a caminho do velório da mãe

Uma viagem de despedida acabou em tragédia na madrugada desta sexta-feira (11) no Sul do…

% dias atrás

This website uses cookies.