O resultado dos pedidos de isenção para a taxa de inscrição do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio 2023, foi disponibilizado nesta segunda-feira (8), – Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Para saber o resultado, o candidato deve acessar a Página do Participante. O candidato deve ter seu login validado na plataforma Gov.br. Quem teve a solicitação negada, pode recorrer até sexta-feira (12).
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O candidato que teve isenção na edição passada, mas não compareceu aos dois dias de provas, precisava justificar a falta para ter direito à isenção na edição de 2023. O Inep alerta, no entanto, que a aprovação da isenção da taxa não garante a inscrição no exame. Para isso, é preciso fazer a inscrição no exame, dentro do prazo definido em edital.
Todos os estudantes que estão no terceiro ano do Ensino Médio ou qualquer pessoa que já terminou os estudos podem fazer o Enem. As pessoas com Ensino Fundamental ou primeiro ou segundo ano do Ensino Médio também podem se inscrever, mas farão o exame como treineiros, ou seja, só para teste e sem poder usar a nota para concorrer às vagas no Ensino Superior.
A inscrição para o Enem 2023, isentos ou não isentos, será de 5 a 16 de junho na Página do Participante. As provas acontecem em 5 e 12 de novembro.
O Enem segue sendo aplicado anualmente para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Ao longo dos anos, a nota do exame se tornou uma das principais formas de ingresso no ensino superior do País.
Confira as principais informações.
Inscrições: 5 a 16 de junho;
Dias das provas: 5 e 12 de novembro;
Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro;
Resultado: 16 de janeiro de 2024.