A FGV DAPP divulgou no Twitter informações sobre as interações na rede social abordando o Roda Viva de Jair Bolsonaro. A maioria dos perfis criticaram o ex-capitão.
A sabatina com deputado federal e pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro ontem no programa Roda Viva mobilizou mais 717.308 publicações no Twitter entre às 20h de segunda (30) e às 8h de hoje.
As interações motivadas pela entrevista geraram dois principais grupos de discussões, com posições opostas no debate: um contra (54,28%), em laranja; e um a favor (25,96%), em verde. A presença de robôs não foi significativa na análise.
O tuíte mais compartilhado no grupo laranja ironiza Bolsonaro por dizer que portugueses ‘nem botavam o pé na África’. Muitas postagens dizem que o deputado não deveria concorrer à Presidência, e sim estudar para o ENEM.
O grupo verde exalta a performance na sabatina e faz críticas aos entrevistadores, além de defender posições do deputado sobre minorias e ironizar aqueles que buscam soluções menos autoritárias para a segurança.
O pico de referências ocorreu por volta das 23h, quando foram registradas aproximadamente 40% das menções e uma média de 4,6 mil tuítes por minuto.