Rui Costa e representantes do agronegócio da Bahia se reúnem com investidores nos Emirados Árabes

A comitiva do governador Rui Costa (PT) e representantes da Aiba – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia foram recebidos por quatro fundos de investimentos de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes para a possibilidade de negócios ligados ao setor do agronegócio. Produtores de soja, algodão e milho do Oeste baiano participaram da apresentação sobre a capacidade produtiva e a qualidade dos produtos desta região do estado.

.

Seguimos falando de nosso estado, aqui no exterior, e hoje incorporamos na comitiva os produtores do agronegócio baiano, porque queremos que os fundos dos Emirados possam comprar nossos diversos produtos agropecuários”, afirmou o governador Rui Costa (PT)

Para o vice-presidente da Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia Aiba, Moíses Schmidt, o dia de trabalho ao lado do governador foi muito positivo. “Mostramos toda a nossa grandeza, nossa tecnologia na agricultura e voltamos com uma aprendizagem ímpar, com uma parceria ainda maior com os Emirados Árabes e levando até o Brasil o potencial que essa região tem em investimento e consumo de nossos produtos”, comemorou Moíses. Também integraram a comitiva o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão Abapa, Luis Carlos Bergamaschi, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, David Schmidt.

Sem terras disponíveis para cultivo e com escassez de água em seu território, os Emirados Árabes importam todos os alimentos que consomem. O presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi, Abdullah Mohamed Al Mazrui, ressaltou a preocupação do país com a segurança alimentar e o interesse em comprar os produtos da agricultura baiana. “A partir deste primeiro encontro, vamos manter contato com os produtores baianos para negociar. Certamente estabeleceremos boas parcerias comerciais”, disse Mazrui.

A comitiva participou também da maior feira de inovação e tecnologia do planeta que está em andamento em Dubai, nos Emirados Árabes, desde o início de outubro de 2021. O evento, que é realizado a cada cinco anos em alguma grande capital ao redor do mundo, conta com expositores e organizações de mais de 190 países, com três setores ocupando uma área de 4 km², em forma de pétalas ao redor do globo central.

Moisés Schmidt disse que “o mundo passa por um constante processo de transformação, e isso se deve ao surgimento de novas tecnologias para todos os setores. A agricultura é uma das áreas mais beneficiadas nesse aspecto. A cada dia soluções são lançadas, com o objetivo de produzir mais no mesmo espaço territorial. É assim que trilhamos os caminhos da sustentabilidade econômica, social e ambiental”, refletiu o dirigente, fazendo referência aos temas da feira: mobilidade, desenvolvimento sustentável e tecnologia.

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário