A região Oeste da Bahia ganha um importante incremento na área da saúde nesta segunda-feira (2) com a inauguração da nova Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, além da reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As obras da chamada terceira etapa, foi inaugurada pelo Governador Rui Costa.
Ao todo, o investimento supera os R$ 46 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário, garantindo um reforço exponencial para a saúde dos municípios que compõem a Região Oeste.
Com R$ 23 milhões aplicados somente em obras, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) faz parte da terceira etapa do projeto de ampliação do Hospital do Oeste. Nesta fase, entrará em funcionamento o serviço de quimioterapia.
Além do setor de oncologia, a unidade também ganhou um reforço com a implantação de 35 novos leitos, distribuídos entre UTI adulto (20), UTI neonatal (3), quimioterapia (10) e obstetrícia (2). Ao todo, o Hospital do Oeste passa a ter 30 leitos de UTI adulto, sete de UTI Neonatal, cinco leitos de Pré-parto, Parto e Puerpério, além dos dez destinados a quimioterapia.
Na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, cinco alojamentos estarão disponíveis para atender mulheres de toda a região, oferecendo acolhimento e atendimento humanizado para mães e bebês. A unidade de cuidado peri-hospitalar vai atender ao neonato de risco e a puérpera que demandam atenção em serviço de saúde de alta complexidade, mas não exigem vigilância constante em ambiente hospitalar, ou mesmo para aqueles que não possam retornar ao domicílio no momento de pré-alta.
O espaço, construído anexo ao HO possui ainda espaço multiuso, cozinha, quartos climatizados, sala de atendimento multiprofissional, área de serviço, banheiros equipados, além de área de lazer e quarto para profissionais de saúde.