A aguardada cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 acontece nesta sexta-feira, (26) com uma inovação histórica. Pela primeira vez, o evento ocorrerá fora de um estádio, aproveitando o cenário icônico do Rio Sena, no coração da capital francesa.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Este ano, a cerimônia de abertura promete ser espetacular e acessível para um público maior, considerando que grande parte dos espectadores poderá assistir gratuitamente ao longo das margens do Rio Sena. Durante o percurso de aproximadamente seis quilômetros, quase 100 barcos, carregando cerca de 10.500 atletas, desfilarão por alguns dos mais famosos pontos turísticos de Paris, incluindo o Museu do Louvre, a Catedral de Notre Dame e o Grand Palais. O desfile culminará em frente à Torre Eiffel, onde a pira olímpica será acesa e os protocolos oficiais serão realizados.
Ordem do Desfile
A Grécia, berço dos Jogos Olímpicos, abrirá tradicionalmente o desfile das delegações. Conforme a mádia esportiva, a segunda equipe a desfilar será a dos atletas refugiados, que competem sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI), como aconteceu nos Jogos de Tóquio em 2021. De acordo com o Estadão, as demais delegações entrarão seguindo a ordem alfabética do alfabeto latino, com a França, país-sede, fechando o desfile.
Detalhes da Cerimônia
- Quando: sexta-feira, 26 de julho de 2024
- Horário: 14 horas (horário de Brasília)
- Local: Rio Sena, Paris
Onde Assistir
Por outro lado, para aqueles que não puderem estar presentes em Paris, a cerimônia será transmitida ao vivo. Confira as opções:
- TV Aberta: Globo
- TV Fechada: SporTV
- Streaming: Globoplay e CazéTV
Porta-bandeira do Brasil
O baiano Isaquias Queiroz e Raquel Kochhann serão os porta-bandeiras na cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris. Canoísta e capitã da equipe de rugby de 7 vão liderar a delegação brasileira no desfile.