Darlan Lustosa | Formosa do Rio Preto
O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, confirmou nesta terça-feira (28), que a intensidade do tremor de terra em São Félix do Coribe, no Oeste da Bahia, foi de 3,5. Moradores de Santa Maria da Vitória também relatam ter sentido o abalo sísmico. (leia aqui)
Conforme o Labsis, a atividade sísmica aconteceu às 22h30 UTC (19h30, hora local), com magnitude preliminar deste, calculada em 3.5 mR.
De acordo com informações do laboratório, no momento exato do terremoto diversos moradores ouviram um forte barulho como de um trovão e em seguida a terra tremeu.
Apenas um barulho igual trovão e móveis balançando
— Eslailton (@eslailtonX) February 28, 2023
O evento também em Santa Maria da Vitória, relatado por moradores nas redes sociais:
Alguém aí mais sentiu tipo um terremoto na Bahia?? Ou eu estou ficando doido #Terremoto #Brasil #bahia
— 1gor Santos (@igor_santosc1) February 27, 2023
Por volta das 23h30 de ontem, o prefeito de São Félix do Coribe, Chepa Ribeiro, informou após ser procurado pelo Portal do Cerrado, que durante o tremor não houve registro de danos físicos na cidade. As duas cidades, São Félix do Coribe e Santa Maria da Vitória, estão separadas pelo Rio Corrente.
A última atividade sísmica divulgada pelo LabSis/UFRN no estado foi no município de Camaçari, no último domingo (26), com magnitude calculada em 2.1 mR.
O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado da Bahia e em toda região Nordeste do país.
Tremor de terra na Bahia
A Laboratório Sismológico, confirmou diversos abalos sísmicos em cidades da Bahia durante o mês de fevereiro, contudo não há relatos de moradores reportando o fenômeno.
O laboratório reporta abalos sísmicos com magnitude maior ou igual a 1,5 graus na escala Richter.