A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador divulgou nessa quinta-feira (27) que órgão monitora cinco casos suspeitos de coronavírus. Os pacientes em análise apresentaram sintomas leves e estiveram recentemente em países que tem circulação do vírus.
Já o Ministério da Saúde, contabilizava somente um caso até o final dessa quinta-feira (27). Anteriormente, dois já haviam sido descartados. Até o momento, o estado não tem nenhum caso confirmado.
Ainda de acordo com o órgão, os pacientes seguem sendo monitorados pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e os protocolos de isolamento já foram aplicados.
Amostras laboratoriais das pessoas também foram coletadas para confirmar ou afastar o diagnóstico de contaminação e identificar a causa dos sintomas respiratórios dos pacientes suspeitos. Os materiais coletados foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen).
Como é a identificação de caso suspeito
O Ministério da Saúde possui um protocolo para considerar e diferenciar cada caso clínico. Um caso é considerado suspeito quando o paciente apresenta febre com pelo menos um sintoma respiratório como tosse, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais e histórico de viagem para área com ocorrência de transmissão nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas. Leva-se em conta ainda se a pessoa teve histórico de contato próximo de pessoa com caso suspeito ou confirmado para o novo coronavírus.