Bahia

SEC oferece 8.120 vagas residuais de cursos da Educação Profissional

A partir de segunda-feira (26), estarão abertas as inscrições para 8.120 vagas residuais em cursos técnicos de nível médio profissionalizantes, ofertados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). A formação é voltada para quem já concluiu o Ensino Médio na rede pública e busca uma qualificação profissional. As inscrições são gratuitas, seguem até o dia 18 de julho e devem ser feitas no Portal da Educação (educacao.ba.gov.br), onde o interessado poderá consultar os cursos oferecidos por Núcleo Territorial de Educação (NTE).

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O processo de seleção dos candidatos será realizado por meio de sorteio eletrônico, de modo aleatório e equitativo, de caráter classificatório, que ocorrerá no dia 20 de julho de 2023. Os candidatos serão classificados até o limite das vagas disponíveis, de acordo com o número publicado, conforme o município, a unidade escolar, o curso e o turno da oferta.

Comprovada a existência de vagas residuais por desistência de candidatos contemplados no sorteio, a unidade poderá preenchê-las somente com candidatos inscritos neste processo seletivo, conforme a ordem de comparecimento no período de 27 e 28 de julho de 2023, até completar o número total.

As vagas são destinadas aos Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP), além de unidades compartilhadas na capital e em 71 municípios, distribuídos em 24 Territórios de Identidade do Estado. Dentre os cursos ofertados, estão os técnicos em Administração, Análises Clínicas, Edificações, Agropecuária, Instrumento Musical, Informática, Gastronomia e Segurança do Trabalho.

Critérios

Poderão participar da seleção estudantes que concluíram o Ensino Médio e suas modalidades na rede pública de Educação, no âmbito estadual, federal ou municipal, ou tenham, comprovadamente, estudado em instituição filantrópica. Ou ainda aqueles que tenham feito o Nível Médio em instituição privada na condição de bolsista integral. Não poderão concorrer no processo seletivo quem concluiu cursos técnicos de Nível Médio na rede pública estadual.

As aulas terão início no dia 31 de julho para quem for sorteado no processo eletivo e tenha efetivado sua matrícula.

Cronograma

  • Período de inscrição: 26/06 a 18/07/2023
  • Sorteio eletrônico: 20/07/2023
  • Matrícula para os contemplados no Sorteio Eletrônico: 25 e 26/07/2023
  • Convocação dos candidatos do cadastro de reserva: 27 e 28/07/2023
  • Início das aulas: 31/07/2023
Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Vitória vence o Bahia em clássico eletrizante no Barradão

EC Vitória bate o EC Bahia no Barradão.

% dias atrás

Incêndio atinge algodoeira em Luís Eduardo Magalhães nesta quinta

Incêndio atinge algodoeira em Luís Eduardo Magalhães nesta quinta-feira, 16 de outubro de 2025.

% dias atrás

Vitória e Bahia divulgam relacionados para o clássico BA-VI desta quinta-feira

Vitória e Bahia divulgam relacionados para o clássico BA-VI desta quinta-feira

% dias atrás

Morre Agenor Gordilho, ex-presidente do Vitória, em dia de Ba-Vi

Em dia de clássico BA-VI, Esporte Clube Vitória, recebe notícia do falecimento de Agenor Gordilho,…

% dias atrás

Corpo de Ana Júlia é identificado em Barreiras após 11 dias

Barreiras (BA) — A Polícia Civil da Bahia confirmou nesta quinta-feira (16) a localização do…

% dias atrás

Truque simples que deixa suas orquídeas mais saudáveis

Conheça o truque simples para deixar suas orquídeas mais saudáveis

% dias atrás

This website uses cookies.