Seis nomes devem disputar eleição para deputado estadual pelo Oeste da Bahia

do ZDA | Barreiras – BA

A um ano das eleições para deputado estadual e federal, senador, governador e presidente, o cenário no Oeste da Bahia começa a ser desenhado. Em duas postagens, o jornalista Fernando Machado do site ZDA (zda.com.br) vai apresentar listas de nomes com prováveis candidatos à Assembleia Legislativa da Bahia e Câmara Federal.

Nesta primeira publicação, seis líderes políticos, e suas respectivas condições eleitorais, são apresentadas.

Confira:

Antonio Henrique Junior
Deputado de dois mandatos, Toinho é, a meu ver, o nome mais consolidado na região. Na última eleição para Assembleia, o pepista alcançou um pouco mais de 66 mil votos e deve repetir esse número em 2022. A grande vantagem que o deputado traz para disputa que se aproxima é o fato de ter perdido pouquíssimo espaço político no último certame municipal no Oeste e vencido em Barra, com Artur Silva, e Luís Eduardo Magalhães, com Júnior Marabá – as duas cidades juntas têm uma população superior a de Barreiras, seu principal colégio eleitoral.

Jusmari Terezinha
A experiente e vitoriosa Jusmari deverá enfrentar em 2022, talvez, a mais difícil batalha eleitoral da carreira. Com a derrota do seu marido em Luís Eduardo Magalhães, o ex-prefeito Oziel Oliveira, e o surgimento de nomes na disputa com forte penetração em antigos redutos, ela terá de se reinventar. Mas a resiliência política de Terezinha, em mais de três décadas de vida pública, não pode ser desprezada. Jusmari conta com o apreço do governador Rui Costa e o apoio do senador Otto Alencar, que podem ser decisivos na conquista do seu sexto mandato de deputada.

Eures Ribeiro
Após oito anos a frente da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, Eures deve se eleger deputado estadual. Seu cartão de visita são duas gestões exitosas do ponto de vista administrativo e a marcante presença política-eleitoral no Médio São Francisco e Vale do Corrente. Na Bacia do Rio Grande, Eures conta com os apoios da prefeita de Baianópolis, Jandira Xavier, e do prefeito de Riachão das Neves, Miguel Crisostómo, além de uma batalhão de vereadores e da chamada “Banda B” em vários municípios dos rios Grande e Preto. A minha aposta é que Ribeiro deve figurar entre os 10 mais votados da Bahia na próxima eleição.

Manuel Rocha
Prefeito de Coribe por dois mandatos (2012 a 2020), o filho do deputado federal Zé Rocha também deve disputar uma das 63 cadeiras de parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia. A missão de Manuel é, neste instante, a mais difícil entre os postulantes ao cargo na região. Com base eleitoral num município de aproximadamente 12 mil eleitores, o ex-prefeito disputará espaço no Vale do Corrente, seu principal reduto, contra candidaturas de forte apelo local. Rocha tem ao seu favor o possível apoio do prefeito de Santa Maria da Vitória, Tonho de Zé de Agdônio, e o empurrão do pai, deputado desde fim da década de 70.

Karlucia Macedo
A ex-vice-prefeita de Barreiras e atual secretária de Assistência Social do município, contabiliza sair do maior município do Oeste com pelo 50% dos votos necessários à sua eleição. Para isso, o apoio do prefeito Zito Barbosa é imperativo. A aposta de Karlucia é colar na candidatura da primeira-dama de Barreiras, Marizete Bastos, e assim reunir pelo menos 20 mil votos na cidade. Postulante ao cargo em 2014, Macedo alcançou mais de 13 mil votos. Aliados da ex-vereadora acreditam que com 40 mil ela pode ser eleita deputada.

Professora Nilza
Principal nome do PT no Vale do Rio Grande, a ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Barreiras voltou à disputa eleitoral no último certame. Após uma década distante das urnas, Nilza obteve surpreendentes 744 votos para vereadora em 2020. A candidatura da Professora é dada como certa. Ela deve adotar a mesma estratégia da última disputa, ocupar o deserto de candidaturas regionais no campo das Esquerdas.

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário