Formosa do Rio Preto inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos Foto: Divulgação/GESP
Sem aviso de como e onde as pessoas seriam vacinadas, cerca de 30 idosos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Formosa do Rio Preto na Bahia na manhã desta quarta-feira (20). Pessoas que já estavam na fila em frente ao Posto de Saúde Alzira Serpa pela manhã começaram a ligar para parentes, vizinhos e conhecidos sobre a imunização no local. O Portal do Cerrado foi avisado da ação por volta das 6h30 da manhã e muitos idosos começaram a chegar ao local. Não está claro como as primeiras pessoas da fila ficaram sabendo do início da vacinação uma vez que o plano municipal de imunização não foi divulgado.
Com a chegada das 256 doses da Coronavac na tarde de ontem (19) o prefeito municipal acompanhado do Secretário da Saúde deram início a vacinação com a aplicação da vacina em dois idosos. Um médico aposentado e a avó da diretora clínica do Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago e tia do atual prefeito do município.
Hoje também, parte dos profissionais que trabalham na área da saúde na linha de frente ao enfretamento ao coronavírus foram imunizados, no entanto a informação que chega ao Portal do Cerrado é que o pessoal da limpeza, lavanderia e do laboratório que manipula material para exames não receberam a dose da vacina.
A proposta do plano é garantir, em uma primeira etapa, a vacinação dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde. Mas em Formosa do Rio Preto o número de pessoas que terão prioridade ainda não foram apresentados como preconiza a pasta da saúde no Brasil. A vacinação exige a identificação nominal de cada usuário do Sistema Único de Saúde – SUS a receber a dose do imunizante contra o vírus.
O Portal do Cerrado questionou na tarde de ontem o Secretário Municipal da Saúde do município Hildjane Leite, quais seriam as outras 126 pessoas imunizadas e se o município tinha um plano de imunização ao que respondeu que “no momento não“.
O plano nacional foi divido em fases. Em cada etapa serão atendidos determinados tipos de públicos, escolhidos a partir do risco da evolução para quadros graves diante da infecção, da exposição ao vírus e de aspectos epidemiológicos da manifestação da pandemia no país.
De acordo com o cronograma, a fase 1 inclui os trabalhadores de Saúde que estão na linha de frente; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
A fase 2 atenderá as pessoas de 60 a 74 anos e a fase 3 a população com as seguintes morbidades: diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40).
Formosa do Rio Preto, Ilhéus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista estão sob alerta…
Deputado baiano Pastor Isidório pede para ir aos EUA orientar Donald Trump, critica postura do…
Toque Dez na Vaquejada de Formosa do Rio Preto está mais do que confirmada! A…
As doenças que mais matam na Bahia revelam uma triste realidade no estado. Em 2023,…
Uma mulher e o filho dela, apenas 6 anos, foram resgatados pela Polícia Militar após…
Você tem entre 16 e 26 anos e sonha em brilhar na maior festa de…
This website uses cookies.